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14 de maio de 2019

Em busca da excelência

Recursos tecnológicos de ponta, acompanhados de projetos pedagógicos sólidos, conferiram confiabilidade à modalidade, mas é preciso ficar atento às especificidades do EAD e garantir disponibilidade de tempo

Se no primeiro momento o ensino a distância (EAD) atraía estudantes mais velhos, que não haviam tido oportunidade de fazer um curso presencial, hoje a modalidade já é procurada por alunos que buscam excelência. Recursos tecnológicos de ponta, acompanhados de projetos pedagógicos sólidos, conferiram confiabilidade à modalidade. “Nós já tínhamos toda a experiência do ensino superior. O que fizemos foi importar a lógica e a qualidade do presencial para o EAD”, afirma Alcir Vilela Junior, gestor do ensino superior do Senac EAD. “A diretriz geral é que esse aluno deve ser desafiado ao longo de todo o curso: o que muda são só as estratégias e os recursos.”

Pró-reitor de Educação a Distância da Cruzeiro do Sul Virtual, Carlos Fernando Araujo Jr. ressalta que a modalidade deve oferecer as mesmas experiências que os cursos presenciais. “Estágios supervisionados ou remunerados, parte fundamental da formação dos alunos, são imprescindíveis também no EAD.” Isso não quer dizer que as especificidades devem ser deixadas de lado. “O EAD permite inovações de que cursos presenciais não dispõem. O uso de dados, por exemplo, oferece a personalização do aprendizado do aluno, auxiliando em suas dificuldades específicas e potencializando talentos.”

Persistência. Para Vilela, presencial ou a distância é uma questão menor na formação. “Os diplomas não trazem a informação tradicional ou a distância”, explica. “No fim, para o aluno e para o empregador, o que vale é a qualidade do curso e da instituição que o oferta”, diz o gesto de ensino superior do Senac EAD. A diferença fica por conta do perfil do aluno, que precisa ser ainda mais motivado que os de graduações presenciais. “Para terminar o curso, o estudante de EAD precisa ter muita disciplina e organização, além de ser capaz de lidar muito bem com a tecnologia”, afirma. “Lá na frente, essas características vão ser até valorizadas pelo mercado de trabalho.” / THAÍS FERRAZ, ESPECIAL PARA O ESTADO

3 perguntas para…

Esmeralda Rizzo, coordenadora do Centro de Educação a Distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie

A professora Esmeralda Rizzo, coordenadora do
Centro de Educação a Distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Como um curso de EAD pode garantir qualidade?
Corpo docente e material didático são fundamentais nesse sentido. Os professores da graduação em EAD devem ser os mesmos da graduação presencial. O material didático deve ser produzido pela própria instituição, refletindo as qualidades e os valores internos.

O mercado absorve formados pelo EAD?
Sim. Na verdade, mercado e comunidade em geral estão se ajustando a esse cenário. Hoje existe graduação EAD de todos os tipos, fáceis e difíceis, baratas e caras, assim como ocorre na oferta de cursos superiores presenciais.

Como foi o processo de instalação de cursos EAD na Universidade Mackenzie?
Demoramos um pouco para efetivamente ingressar no EAD porque nossa marca é secular. Somos uma universidade de mais de 60 anos. Era um cuidado que precisávamos ter. Desde quando iniciamos o EAD, em 2016, manter a qualidade pela qual somos conhecidos se tornou nossa meta número 1.

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