Vestibulares

14 de maio de 2019

Fake news é aposta para tema no vestibular

Assunto pode aparecer em provas de Redação e Português, além de questões ligadas à Sociologia e à Filosofia. Para evitar cair nas notícias falsas, estudantes devem buscar as informações em mais de uma fonte

Estar atento às fontes de notícias e desenvolver o senso crítico são atitudes que ajudam os alunos a não caírem em fake news na hora de estudar para o vestibular. “É preciso fazer uma análise cuidadosa e saber o que é verdadeiro e o que não é na notícia”, diz a coordenadora pedagógica do curso e do Colégio Objetivo, Vera Antunes. Como o assunto fake news há alguns anos aparece nos principais vestibulares do País, é importante que o aluno não caia nas armadilhas das notícias falsas e saiba abordar a questão nas provas. “Esse tema pode cair na Redação, no texto de uma prova de Português, em Filosofia, em Sociologia. É um assunto que pode ser bastante abordado”, diz.

Simone, do Etapa, destaca a importância de aprofundar nos temas (Foto: Etapa)

Segundo o professor de Redação e Filosofia do Anglo Vestibulares, Felipe Leal, muitas vezes as fake news se espalham por falta de interpretação dos leitores. “Muitos problemas de disseminação desses conteúdos têm a ver com a maneira como eles são lidos e acabam sendo distorcidos. De uma manchete distorcida a pessoa pode fazer um comentário ainda mais distorcido e isso vira uma cadeia de informações equivocadas.” Em Ciências da Natureza, o tema pode aparecer nas manchetes relacionadas ao movimento antivacinas. “Muitas vezes se distorce o método científico, as pesquisas que foram feitas para comprovar a eficácia de determinado medicamento”, explica o professor.

Para a coordenadora de Português do Grupo Etapa, Simone Motta, é necessário procurar os dados em fontes diferentes. “É importante buscar a mesma informação mais de uma vez. Se eu procuro por uma notícia, abro somente a primeiro link que aparece, está errado. É preciso pesquisar com mais profundidade”, explica.

Para todos os docentes, outro fator importante é aumentar o repertório. Quanto mais o aluno se informa em bons livros e veículos de comunicação, melhor saberá discernir entre notícia falsa e verdadeira. E, no vestibular, pois muitas questões dependem de interpretação de texto.

Pensadores

Conhecer os principais pensadores ajuda na Redação e nas questões ligadas a Humanas. Segundo o coordenador de Artes, Filosofia e Sociologia do Colégio Bandeirantes, Regis de Lima, Sócrates, Platão e Aristóteles e seus pensamentos sobre ética e política são uma constante nos vestibulares. Os principais filósofos da era moderna, como Kant e Hegel, também aparecem com frequência. Para as questões envolvendo a Sociologia e outras áreas de Humanas, é importante estar atento a Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. “Destaco ainda outro autor, que trata de problemas contemporâneos, Zygmunt Bauman. Ele confronta toda a visão de mundo sólido, que nos traz segurança e que vai se rompendo no mundo atual, com essas mudanças de valores éticos, estéticos, econômicos e morais.”

Para o professor de Filosofia do Colégio Marista, Michel Gonçalves Silva, quanto mais o aluno puder aumentar seus referenciais teóricos, melhor. Para ele, “fundamental é buscar a segurança dos clássicos em detrimento dos influenciadores e figuras pop”. Sobre os pensadores da era moderna que tratam de temas relacionados à tecnologia e às mudanças da era digital, o professor indica Vilém Flusser, filósofo checo naturalizado brasileiro. Apesar de ser pouco conhecido, “ele tem um argumento muito interessante da “revanche da tecnologia”. “Criamos as tecnologias à imagem e semelhança do ser humano e para nos ajudar, mas, em algum momento, nos vemos com a necessidade de nos adequar a modelos técnicos, mais próprios das máquinas e nos forçando além dos limites humanos.”

/ LYGIA RIBEIRO, ESPECIAL PARA O ESTADO

Ver comentários