Vestibulares

14 de maio de 2019

Foco no exercício. Físico

Para manter o bem-estar e conseguir relaxar antes das provas, vestibulando deve investir parte do tempo nos cuidados com o corpo. Isso garante a liberação de substâncias que restauram o ânimo e a disposição

Engana-se quem pensa que, para obter bons resultados no vestibular, a única tarefa importante é se trancar no quarto e passar o dia inteiro debruçado nas pesquisas e nos exercícios da apostila do cursinho. Apesar de ter uma rotina corrida como a de qualquer vestibulando em busca de se sair bem nas principais provas do País, Thiago Campos Cabrera, de 17 anos, investe um pouco do seu tempo praticando outro tipo de exercício: realizado na academia.

Thiago Campos Cabrera, de 17 anos se prepara para o vestibular deste ano com exercícios físicos, além dos estudos (Foto: JF Diorio/Estadão)

Três vezes por semana, o aluno sai do cursinho no fim da tarde, faz uma refeição breve e vai para a academia do condomínio onde mora, na zona sul de São Paulo. Nos estudos, o objetivo é passar na Universidade de São Paulo (USP), para cursar Engenharia Aeronáutica em São Carlos. Mas, durante os 60 minutos de malhação, o foco mesmo é esquecer um pouco das aulas de Matemática, Física e Português e tentar completar as atividades propostas pelo instrutor físico. Para o jovem, incorporar os hábitos saudáveis na rotina de estudos é essencial. “Quando chego à academia nem penso em nada, fico ali focado em fazer exercícios e acho que consigo me desligar um pouco, dou uma desestressada no cérebro”, conta.

Apesar da correria e do cansaço no dia a dia, Thiago gosta de estabelecer uma rotina organizada para cumprir todas as obrigações. Dessa forma, ainda consegue arranjar um tempinho para o treinos. “Além de ter meus horários todos esquematizados, acho que o mais importante para não sentir tanto cansaço é ter uma noite de sono boa, dormir bastante”, conclui.

Não é só questão de gosto. Segundo médicos, psicólogos e educadores físicos, para jovens que passam por essa fase difícil, a prática de exercícios físicos é tarefa séria. Além das horas necessárias para o sono, a neurologista Jerusa Smid, especialista em neurologia cognitiva e do comportamento, destaca dois dos principais benefícios das atividades. “Um é ter uma pausa da rotina de estudo, o que funciona como um descanso para o jovem. E o outro é o exercício em si, que libera uma série de substâncias adrenérgicas no corpo, como a adrenalina, que trazem uma sensação de bem-estar, restauram o ânimo e a disposição e fazem bem para o humor”, explica a médica.

O instrutor de Thiago, Rodrigo Souza, destaca também a importância da concentração durante os exercícios, em todos os sentidos. “No exercício físico, você tem de ter foco, prestar atenção no que está fazendo para não se exercitar de qualquer jeito. Da mesma forma, acontece no estudo. Uma pessoa que está se concentrando e se preparando para o vestibular não pode ser displicente com os seus estudos. Acho que as duas coisas se relacionam muito bem”, afirma Souza.

Em casa ou na academia

Comece com uma caminhada moderada, de 20 a 30 minutos. Depois, pela mesma duração, faça exercícios aeróbicos, como flexão, bicicleta ou pular cordas. Eles aumentam a resistência física e queimam calorias, além de estimular o funcionamento dos órgãos vitais, como coração e pulmão. Um alongamento por 10 minutos ajuda a dar flexibilidade e a relaxar a musculatura no fim.  / LYGIA RIBEIRO, ESPECIAL PARA O ESTADO

Ver comentários