Vestibulares

14 de maio de 2019

‘Curso online não perdeu em nada para o presencial’

Depoimento de Mariana Nazima, que cursou Pedagogia no Senac EAD

“A minha primeira graduação foi em Publicidade e Propaganda, presencial, pela USP (Universidade de São Paulo). Eu trabalhei no mercado por alguns anos e me desiludi com a profissão. Rumei para o Terceiro Setor, e lá comecei a me interessar cada vez mais por Educação. Eu sentia vontade de trabalhar na área, mas não sabia por onde começar. O ensino a distância surgiu como uma possibilidade.

Eu vi que o Senac EAD tinha licenciatura em Pedagogia e achei que era uma boa forma de aprender mais sobre a área sem precisar investir uma quantidade muito significativa de tempo e dinheiro. Comecei a fazer o curso e gostei tanto que fui até o fim. Aproveitei muito a graduação a distância, até por ter mais maturidade do que na época em que fiz Publicidade. Participei de congressos, palestras, fiz iniciação científica e estágios. Minha experiência no EAD não perdeu em nada para a presencial.

Uma oportunidade interessante foi participar da competição Empreenda. Um colega e eu idealizamos uma plataforma para professores trocarem experiências. Acabamos ficando em primeiro lugar e ganhamos uma viagem para os Estados Unidos. Foi um curso de empreendedorismo, durante uma semana, no Babson College, em Massachusetts.

Prêmio. Aluno até ganhou uma semana no exterior por criar plataforma para professor (Foto: Henrique Poyatos)

Quando comecei a graduação no Senac EAD, eu já tinha feito antes um curso online pelo Coursera. Então achei bem tranquilo de levar (o ensino a distância). Também tenho familiaridade com computador. Isso foi uma vantagem. O melhor para mim era poder rever as aulas à medida em que eu queria, no ritmo que eu podia. Se tinha mais tempo livre em determinado momento, adiantava as aulas. Caso contrário, eu acumulava e via depois. Deu para conciliar a graduação com o meu trabalho, fazer o curso nas horas vagas. Naquela época, eu não morava em São Paulo e tinha de fazer apenas duas provas presenciais por semestre. Isso também me ajudou bastante. Aí eu aproveitava para visitar a cidade nesses dias.

Atualmente eu faço mestrado (em Ciência da Informação na USP), e a minha pesquisa é sobre formação de professores. Esse tema é um desdobramento do que estudei na iniciação científica e ao longo de todo o curso de Pedagogia no Senac EAD.” /DEPOIMENTO A THAÍS FERRAZ, ESPECIAL PARA O ESTADO

Ver comentários