Vestibulares

14 de maio de 2019

Evasão mostra importância da informação antes do vestibular

Avanço do abandono de cursos em programas presenciais quanto no EAD mostra a necessidade de se trabalhar melhor no estudante a vocação e o conhecimento sobre as áreas

Nos programas presenciais, um em cada quatro ingressantes no ensino superior vai abandonar o curso ainda neste ano. No ensino a distância, será um em cada três. Os números mais recentes dessa evasão foram divulgados no fim do mês passado durante um encontro em São Paulo da Rede de Associações Latino-americanas e Caribenhas das Universidades Privadas. Levantados pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), os dados mostram a necessidade de trabalhar melhor a vocação dos jovens – e a informação disponível.

A evasão de estudantes no ensino superior vem aumentando ano a ano. A média foi de 21,9% para 25,9% nos cursos presenciais entre 2010 e 2017, e de 23,5% para 34,3% em EAD, no mesmo período. Do grupo pesquisado pelo sindicato das mantenedoras entre 2014 e 2017 – 2,56 milhões de ingressantes na rede privada e 549 mil nas públicas – 56,8% dos alunos das privadas evadiram, e 47,4% das públicas. A conclusão é que a escolha do jovem em relação à carreira tem sido influenciada pelo preço e pela concorrência candidato por vaga. E não pela vocação.

A necessidade de se obter informação anterior ao ingresso em um curso se evidencia nos questionários sobre os motivos de desistência na modalidade a distância. O estudo apontou que 51% dos alunos que saíram do EAD achavam que o modelo era mais fácil, enquanto 49% alegaram falta de tempo, ou seja, não imaginavam o quanto da rotina teriam de investir.

Todas essas informações indicam a necessidade deste Guia. Ele mostra como as graduações estão trabalhando as mídias sociais, o que, segundo especialistas, é um fator que amplia a adesão da geração digital. Também dá dicas sobre como fugir das fake news. Além disso, ao apresentar a divisão de cursos por áreas, como Exatas e Biológicas, traz testemunhos e experiências de professores e alunos. Ao lado de visitas anteriores a faculdades, conversas com especialistas e conhecimento das grades de cursos, ele funciona como uma ferramenta essencial para o estudante.

Ver comentários