Vestibulares

14 de maio de 2019

Os melhores da internet

Levar uma vida de vestibulando não é tarefa fácil. Há muitas exigências e conteúdos para estudar. A lista de livros obrigatórios são extensas e existe uma infinidade fórmulas matemáticas e físicas para memorizar. Como fazer para não confundir os períodos históricos? Como gravar tanto conteúdo e estar preparado para aprender sempre mais um pouco?

Além dos cursinhos e apostilas preparatórias mais tradicionais, algumas plataformas que estão nas redes sociais já atuam oferecendo uma ajudinha a mais na hora de fixar as matérias na memória. Aqui, destacamos alguns dos canais mais conhecidos do Youtube, onde youtubers e booktobers de várias áreas do conhecimento oferecem várias aulas e dicas importantes para os vestibulandos. Além disso, trazemos também uma sugestão de podcast, com conteúdos que podem ser baixados e ouvidos em qualquer lugar, a qualquer hora.

Todos os conteúdos são divertidos, didáticos e riquíssimos em informação para quem quer aprender e estudar mais e melhor. Conheça e confira essas dicas:

YouTubers

História Online

Uma das dificuldades que os jovens enfrentam é manter-se atualizado nos tempos em que as notícias são disparadas a cada segundo, em várias plataformas e veículos diferentes.
Por isso, para quem quer encontrar conteúdos sobre os temas de atualidades, história, filosofia e sociologia, ensinados de forma dinâmicas e com qualidade, a primeira sugestão é a do canal História Online.

Com o objetivo de contribuir para uma educação mais democrática e cidadã, o professor e fundador Rodolfo Neves foi o responsável pela criação do canal. Com mais de 20 anos de experiência em preparação de alunos para vestibulares, junto com o professor Daniel Pereira, eles compartilham vídeos com aulas completas, para servirem de complemento à aulas dadas nas salas das escolas e cursinhos.

“Somos formados em universidades públicas e sabemos da importância do investimento público em educação. Entendemos que podemos oferecer um retorno do investimento público feito em nossa formação disponibilizando conteúdos de qualidade para a preparação para os exames pré-vestibulares, através da internet”, afirma Rodolfo.

O criador do História Online deu algumas sugestões de organização para o estudante que quer conquistar a tão sonhada vaga na universidade.

Planejamento: Elabore um plano de estudo. Há vários sites que oferecem planos de estudos prontos para serem adaptados à realidade de cada estudante. Seguir um plano de estudos é a metade do caminho para criar uma rotina produtiva.

Sempre revise a matéria: um erro comum que muitos vestibulandos cometem é não revisar com frequência a matéria já estudada. Isso pode causar um acúmulo de conteúdo para a revisão nos momentos que antecedem a prova. Um dica legal é elaborar pequenas listas de exercícios com questões das matérias e resolvê-las ao longo dos meses, sem um grande espaço de tempo entre cada resolução.

Respeite os seus limites: é importante que o estudante tenha resiliência ao se preparar para uma prova de vestibular. Errar na intensidade do preparo, no entanto, pode causar um desgaste excessivo, comprometendo o rendimento dos estudos. O candidato tem que ter a consciência de seus limites e lembrar que a preparação para o vestibular é uma maratona, não uma prova de 100 metros rasos. Ou seja, tudo precisa ser feito aos poucos, mas com persistência e resiliência. Fazendo assim, com certeza a aprovação virá.

Descomplica

O Descomplica surgiu em 2009 como a primeira instituição de ensino totalmente digital do Brasil e que tem como objetivo preparar alunos para entrar na faculdade. O criador do canal e professor de física, Marco Fisbhen, sempre estudou em colégio e faculdade públicas e nunca teve que pagar por uma educação de qualidade. Foi pensando nisso, que ele criou e divulgou os conteúdos no Youtube, levando, de forma acessível, a educação dos melhores professores de cursinhos do Rio de Janeiro para todo Brasil. O Descomplica também é uma instituição privada e oferece uma plataforma com conteúdos ainda mais completos, que podem ser adquiridos por assinatura.

Um dos temas mais pedidos e abordados no canal é o da organização dos estudos. Afinal, estudar sozinho e online requer muita disciplina e foco. Além disso, o canal tem um vasto conteúdo com resumos e dicas básicas para os estudantes.

Dicas do criador

Treine e faça exercícios: assistir às aulas é importante sim, mas isso é o mínimo. Para uma boa preparação a resolução de exercícios, simulados de prova e produção de redação, seguindo os critérios da prova, são fundamentais.

Tenha equilíbrio entre tempo livre e estudo: em um ano de cobranças e pressão como o do vestibular, prestar atenção na saúde mental é importante e um cronograma bem detalhado pode ajudar na separação entre treino e estudos intensos e relaxamento profundo.

Saiba qual curso e faculdade quer fazer: dessa forma, você consegue definir estratégias de estudos mais assertivas para a sua área de interesse.

Maria Fernanda Borsatto, gerente de conteúdo do Descomplica, complementa: “O estudante que assume a autonomia dos seus estudos online, amadurece muito nesse período. Isso porque, para conseguir um bom resultado, é necessário o autoconhecimento.”

Manual do Mundo

Em 2008 Iberê Thenório, jornalista, e sua esposa, Mariana Fulfaro, terapeuta ocupacional, decidiram criar um canal no Youtube que oferece conteúdos educativos e de entretenimento. “No interior era costume todos fazerem as coisas em casa e percebemos que existia essa demanda e curiosidade das pessoas de verem como as coisas são feitas”, comenta Iberê, que era de Piedade, cidade do interior de São Paulo.

Foi então, que passaram a se dedicaram a aprender e disponibilizar conteúdos com teor científico e tecnológico, de forma descontraída, curiosa e didática na internet.

Ainda que o Manual do Mundo não ofereça aulas tradicionais, muitos estudantes recorrem ao canal para dar um “plus” no aprendizado, já que ver na prática como as coisas funcionam ajuda a entender a teoria aprendida em sala de aula.

Um dos vídeos do canal explica, por exemplo, como funciona a produção do alumínio, elemento que já foi tema de várias questões no caderno de química dos vestibulares. “Acredito que o jeito que explicamos como as coisas acontecem ou são produzidas, além de toda questão visual que só o vídeo possibilita, ajuda muitos estudantes a entenderem determinadas matérias”, afirma Iberê.

Dicas dos criadores

Procure entender o fundamento das coisas: vá com calma, comece pelo mais fácil e aos poucos vá se aprofundando. Busque primeiro saber do que se trata, depois como aquilo funciona. Assim, o aprendizado será menos doloroso. Afinal, você nunca vai entender sobre eletroquímica se não tiver antes o conhecimento da tabela periódica, por exemplo.

Não desista: Pare de bater a cabeça. Se não estiver conseguindo aprender de uma forma, procure novos caminhos e tente novamente. Encontre a melhor forma de aprendizado para você. O importante é não desistir.

Deixar o celular de lado: apenas se concentre nos estudos e no que você está fazendo. O celular tira toda concentração e diminui o poder de absorção do aprendizado. Aprenda a dar um tempo do aparelho.

Não tenha medo: Não tenha medo do que está estudando. Não existem pessoas que não possam aprender. Basta encontrar seu caminho e para isso é preciso ter coragem.

Brasil Escola

Gravação de aula do canal Escola Brasil

Enem é o tema mais pedido no canal. Desde de conteúdos do Ensino Médio, até dicas de de como inscrever-se no Enem, ProUni, SiSU e FIES são abordados pela equipe. O Brasil Escola é o maior portal de educação do Brasil há ao menos 10 anos.

Atualmente, os conteúdos em vídeo são mais buscados que os em texto, afinal o vídeo traz uma aproximação maior entre professor e aluno, uma linguagem mais acessível. Além disso, a linguagem visual possibilita, por meio das ferramentas de edição, mostrar um mapa, um experimento, um cálculo. ou um gráfico de forma mais interativa. Por esse motivo, o Escola Brasil aprimorou o conteúdo e passou a atuar no Youtube, mantendo o mesmo padrão de qualidade do conteúdo que já era disponibilizado no site.

Dicas do canal

Faça um cronograma: Tenha um planejamento de estudos, separando o horário para estudar e o que estudar, destinando o tempo certo para cada matéria. Planeje também os momentos para o lazer, descanso, sono e refeições.

Poliedro TV

A TV Poliedro é focada em videoaulas, que trazem conteúdos de diversas disciplinas. Filosofia e Ciências Humanas são as mais procuradas. O canal surgiu para apresentar os eventos do colégio Poliedro, mas acabou crescendo rapidamente.

O canal da escola apresenta, além de conteúdos educacionais com os professores reconhecidos da instituição e as coberturas dos eventos, depoimentos dos aprovados em grandes vestibulares. As experiências compartilhadas servem como inspiração para quem ainda está se preparando. Além disso, há dicas de estudo com transmissões ao vivo para melhorar a interação com os alunos.

Dicas do canal

Saiba escolher o canal para estudar: uma dica importante na hora de escolher os melhores vídeos é verificar se o canal possui o selo do YoutubeEdu, plataforma que reúne canais de educação e tem a qualidade dos seus vídeos avaliada por uma curadoria. “O aluno precisa confiar na fonte que está estudando, em quem produz e veicula os conteúdos. São professores? São especialistas no assunto? Na TV Poliedro, por exemplo, são os professores de sala de aula que trazem para o vídeo a sua expertise”, explica Natália Nunes, coordenadora de produção audiovisual do Poliedro.

Busque por canais que ensinam a estudar: essa é uma boa forma de aprender técnicas para assimilar melhor o conteúdo. Na TV Poliedro, por exemplo, são disponibilizados vídeos de dicas de estudo elaboradas pela equipe de coordenadores. Eles arregaçam as mangas e apresentam os métodos mais eficazes de estudo comprovados pelos alunos. Vale buscar por vídeos motivadores, assim como na TV Poliedro, que compartilha relatos e dicas de estudantes que foram aprovados.

Biologia Total

No canal do biólogo Paulo Jubilut são abordados vários temas relacionados ao universo da biologia, desde genética até os biomas brasileiros, além de novidades do mundo científico, atualidades e questões que podem afetar a vida dos estudantes nessa área. Um dos vídeos de atualidades, por exemplo, tratam de assuntos como o da tragédia em Brumadinho, em janeiro de 2019, e também sobre as mudanças que o Ministério da Educação (MEC) anunciou para o Enem desse ano.

Além de professor e youtuber, Paulo Jubilut também é empresário e ministra palestras por todo o Brasil. Jubilut, acredita que canais no YouTube não substituem totalmente as aulas presenciais. Muitas vezes, porém, o aluno não quer estudar biologia às sete da manhã. Ele prefere fazer isso quando está mais disposto. A tecnologia dá ao aluno a liberdade de escolha sobre quando e como ele consumirá determinado conteúdo e isso faz toda a diferença.

A tecnologia permite, por exemplo, aplicar metodologias de ensino impossíveis de serem aplicadas pelo ensino presencial. Vídeo aulas de ecologia no continente africano e no deserto da Arábia foram ministradas pelo canal, ao invés de usar “quadro e giz”. “Com certeza esse tipo de conteúdo melhora a interação do estudante com o tema”, afirma Jubilut.

Dicas do criador

Definir prioridades é outro segredo: o aluno deve priorizar os conteúdos que tem mais dificuldade. Nas pausas, fazer atividades que não sobrecarregue o cérebro. Respeitar aquilo que foi estabelecido para cada tempo pode gerar um ótimo resultado no final! Estudar em períodos de 1 hora com 15 minutos de descanso é uma ótima estratégia, porque torna o aprendizado mais dinâmico.

Administre o tempo: se o aluno está no cursinho ou no Ensino Médio, é importante estudar sempre o conteúdo que teve naquele dia, após suas aulas. Isso ajuda a fixar ainda mais a matéria. Quando chegar em casa, é importante ter um tempo de descanso e também não é interessante ficar estudando até tarde, já que no outro dia tem aula novamente. Seria ótimo, por exemplo, estudar das 15h às 19h. Quem estuda de tarde, ou de noite, pode seguir a mesma ideia, mas estudar o conteúdo do dia na manhã seguinte.

Atividade física precisa fazer parte do planejamento: os benefícios da atividade física são indiscutíveis. Se exercitar tem papel importante no controle do estresse e no desempenho cognitivo. Por isso, pratique algum esporte, caminhe, corra, faça musculação, futebol, dança, yoga, etc. Não importa a atividade, desde que seja algo constante e que você goste.

BookTubers

Vai ler um Livro

Os temas mais abordados do canal Vai Ler Um Livro são sobre as escolas literárias e as obras de leitura obrigatória para vestibulares como a FUVEST e universidades federais. É possível encontrar, além disso, discussões sobre a obra de livros clássicos e contemporâneos na ótica da linguagem e contexto social, que são fundamentais para o estímulo do pensamento crítico.

O canal surgiu com o objetivo de tirar o “peso” da literatura e mostrar que esses livros exigidos em muitos vestibulares podem ser lidos com leveza, sendo essa uma experiência interessante para o estudante. “Há um conceito de que a literatura é para poucos, que só se pode ser leitor quando se lê determinado tipo de obra. Não concordamos. Nós acreditamos na leitura livre, de todos os gêneros, autores e nacionalidades, pois todos eles podem contribuir com o autoconhecimento, diversão e visão de mundo de cada leitor”, afirmam os professores Tatiany Leite e Augusto Assis, fundadores do canal.

Dicas dos criadores

Experimentar de tudo: os canais de educação andam de mãos dadas com a escola regular. Existem milhões de pessoas explicando o mesmo conteúdo, mas é a linguagem que vai fazer a diferença. Alguém vai explicar de um jeito que lhe pareça mais simples. Leve a sério e conheça um conceito de aprendizado que pode ser muito mais amplo e divertido.

Organização: quando você está em casa assistindo uma aula no YouTube, não há ninguém para cobrar e você pode se perder no mar de distrações. Mantenha o foco, tente se afastar das redes sociais, pelo menos durante o tempo de estudo. “A melhor maneira de estudar pela internet é lembrar que não se trata só de ‘estudar pela internet’. É ‘estudar’. Nosso conceito de estudar ficou preso durante séculos na exclusividade da lousa, giz e caderno. Estudar também pode ser ler um livro, ouvir um podcast, assistir a um vídeo, ler um artigo on-line, usar um aplicativo de simulados.” comentam Tatiany e Augusto.

Podcast

Mamilos

Mamilos: Jornalismo de peito aberto! é um podcast semanal que debate temas “polêmicos”, mas atuais, com descontração e bom humor. A plataforma é uma fonte de informações sobre vários assuntos e que ajuda a desenvolver nos ouvintes o pensamento crítico, fornecendo argumentos, dados, fontes, para fomentar discussões e compartilhar pontos de vista. Ju Wallauer, umas das fundadoras do Mamilos, enfatiza que “não teve nenhuma redação do ENEM cujo tema já não tivesse sido debatido no programa”. Depressão, pena de morte, drogas, aborto, ditadura, ortotanásia, jornalismo, reforma política, feminismo, educação, sistema Prisional, entre outros, são alguns dos temas abordados. O programa já foi compartilhado por mais de seis milhões de ouvintes.

A proposta do podcast é mesmo tirar o público da zona de conforto. Para isso, os diálogos do podcast ajudam a construir pontes que enriquecem a perspectiva do ouvinte e ampliam a sua visão de mundo. Com a polarização na sociedade brasileira, vista de forma mais clara nas mídias e redes sociasi, a dupla entende que a importância dos diálogos nos podcasts só aumentam. Afinal, sem diálogo não há democracia. “Quando perdemos a crença de que os conflitos podem ser mediados através da conversa, esgarçamos o tecido social e entramos em um território perigoso.”, afirma Ju Wallauer.

Dica das criadoras

Conheça outros Podcasts para estudantes como: Naruhodo, SciCast, 37 Graus e , também a rede B9 de podcasts.

A visão de um aluno

Gabriela Tanan é estudante do terceiro colegial na escola Mariotto, em São José dos Campos. Ela não faz curso preparatório para o vestibular, mas seu sonho é entrar na Universidade Federal de São Paulo (USP) e cursar Psicologia. Além do que aprende na escola, ela divide seu tempo para estudar em casa, por conta própria.

Para isso, Gabriela usa a Internet e boa parte das ferramentas online, como o Youtube, para complementar as atividades. “Eu gosto de usar o Youtube para estudar porque eles são muito didáticos e me ajudam a sair entendendo os principais assuntos que são exigidos no vestibular”, afirma. Gabriela ainda lembra que os conteúdos que mais acessa no Youtube são voltados a entender melhor as matérias de química e história. Para ela, essas são as disciplinas mais difíceis, e que exigem um esforço maior no aprendizado.

Ver comentários