Sem categoria

14 de maio de 2019

Como funciona o financiamento educativo

Aventurar-se pelo universo acadêmico e conquistar o tão sonhado diploma é um ato que exige disposição, tempo e, claro, dinheiro. Nem todos os estudantes, porém, tem condições de bancar a mensalidade de uma grande universidade, mas também não se vêm sem uma graduação que garanta, no futuro, um bom espaço no mercado de trabalho.

A principal saída para esse problema parece ser a opção pelo financiamento estudantil. Antes de aderir a essa ideia, conheça bem as opções de programas de crédito públicos ou privados, quais são meios de assistência que eles oferecem e de que forma o estudante pode pagar pelo curso desejado.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado pelo Ministério da Educação em 1976 e que, com a mudança dos governos desde então, foi passando por diversas modificações e ampliações. Basicamente, o aluno cursa uma faculdade privada e as mensalidades serão pagas pelo governo. Só depois de formado é que o estudante começará a pagar pelo financiamento ao Estado, tendo como prazo limite 14 anos.

Para participar, é preciso, primeiro, que o candidato já tenha feito a prova do Enem no ano anterior. O aluno precisa marcar, no mínimo, 450 pontos nas questões e não pode zerar a redação. Neste ano, pela primeira vez, a nota do Enem será tida apenas como pré-requisito, não sendo prioridade na seleção dos estudantes. Depois, o candidato precisa comprovar a renda familiar, que deve ser de até três salários mínimos por pessoa, sem pagamento de juros, ou comprovar a renda de até cinco salários mínimos por pessoas, se for pagar pela taxa de juros. O programa pode ser solicitado em qualquer fase da graduação.
Para se inscrever e acompanhar os detalhes do crédito, basta acessar o site oficial do programa. É preciso estar atento aos prazos de abertura e encerramento das inscrições, que normalmente ocorrem no começo do ano.

Pravaler

Para quem quer optar pelo crédito estudantil privado, o Pravaler é uma das opções mais populares no país, com mais de 500 instituições de ensino conveniadas. Desde 2006 o programa oferece o financiamento para cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e MBA. Mais da metade das instituições ainda subsidiam o curso integralmente, ou seja, o aluno não precisa pagar por nenhuma taxa de juros. Depois que se formar, o aluno tem o dobro do tempo financiado para pagar pela dívida. Se ele financiou os quatro anos de curso, por exemplo, terá oito para quitar seu financiamento.

Para fazer parte do Pravaler, é exigido do aluno um fiador que não tenha o nome sujo e que receba, no mínimo, um salário mínimo. O mais importante, porém, é que esse fiador apoie integralmente a decisão do estudante em cursar uma faculdade. Pravaler pode ser usado ao mesmo tempo que outros programas, como Fies e ProUni. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site oficial.

Para um aluno que ainda esteja inseguro quanto à opção pelo financiamento privado, o diretor de Vendas, Marketing e Produto do programa Pravaler, Rafael Baddini, dá uma sugestão simples. “A melhor coisa é olhar a experiência dos outros alunos que tiveram coragem, foram lá e contrataram o crédito. Se ele entrar no nosso site, vai ver depoimentos de vários dos 150 mil que já contrataram nosso programa, que realizaram seus sonhos e se formaram. Se o financiamento é a forma que ele tem para realizar um sonho, não é preciso ter medo.”, comenta.

Bradesco Universitário

Nesse programa, além do financiamento estudantil, o estudante pode aproveitar um pacote totalmente voltado a atender as demandas desse período de estudos e estágio. Abrir uma conta corrente, utilizar o cartão de crédito estudantil, ter acesso a vagas de estágio e cursos livres para garantir horas complementares no próprio site do banco são recursos que a instituição também oferece.

Optando pelo financiamento do banco, o estudante tem 12 meses para pagar por um semestre de faculdade, com o valor debitado automaticamente da conta corrente. A única despesa que ele tem é com a taxa de juros, que está em 1,6% atualmente. Para fazer parte do programa, basta estar com o nome limpo, sem restrições o aval de um responsável.

O financiamento pode ser revalidado sempre que o cliente iniciar um novo período no curso. No site oficial, é possível fazer uma simulação para saber como e quanto pagar pelo financiamento, de acordo com a duração da formação. Assim como nos outros programas, o Bradesco Universitário ajuda a financiar mais de 200 cursos de graduação, pós-graduação e MBA. “A gente está avançando nessa área de educação. Se formos comparar, no período de um ano crescemos em quase 40% nos convênios com as universidades.”, lembra Leandro Diniz, diretor da área de empréstimos e financiamento do Bradesco. Instituições como Mackenzie, PUC e Faculdade das Américas estão dentro desse convênio, e dentro de algumas dessas instituições já há postos bancários com atendimento personalizado para os estudantes.

FIES
Site: sisfiesportal.mec.gov.br/

PRAVALER
Site: www.creditouniversitario.com.br

BRADESCO UNIVERSITÁRIO
Site: universitario.bradesco

Ver comentários