Transformação digital

17 de novembro de 2017

Como avançar na transformação digital da sua empresa

Estratégias de digitalização podem ser adotadas por todas as companhias que querem se manter no mercado

O que vai diferenciar uma empresa das suas concorrentes no futuro? Parte dessa resposta está na transformação digital, um caminho que já começou nos negócios que querem se destacar em um mundo cada vez mais conectado, seja uma multinacional, seja uma microempresa. Pesquisa feita pelo International Data Corporation (IDC), principal consultoria mundial na área de tecnologia, mostrou que os investimentos das companhias nessa área devem ultrapassar US$ 1,2 trilhão em 2017, aumento de 17,8% em relação a 2016. Até 2020, esse valor deve chegar a US$ 2 trilhões.

Transformação digital não deve ser confundida com uma iniciativa digital. É um processo maior, que vai além de simplesmente implantar um chip nos produtos, ou conectar diferentes departamentos via internet. Trata-se de uma nova forma de pensar os negócios, utilizando a tecnologia como um meio de otimizar metodologias internas, melhorar a experiência dos clientes e tomar decisões assertivas. “É necessário mudar a cultura organizacional, repensando ações, posicionamento da marca, produção e distribuição de produtos e serviços”, explica o CEO da Embratel, José Formoso.

Pesquisas na área já mostram que esse investimento vale a pena. Levantamento feito pela CA Technologies, empresa norte-americana de softwares, aponta que os aportes financeiros em transformação digital aumentaram em 37% a receita de empresas globais e em 50% a das brasileiras. O mesmo documento mostrou que a eficiência operacional desses negócios aumentou em 38% (global) e 52% (Brasil). O estudo foi feito com 1.770 executivos de TI em 21 países, incluindo 76 brasileiros.

Um exemplo que ilustra bem esse cenário de vantagens é a utilização do Big Data. Esse conjunto de informações reunidas no software das empresas pode se referir a variáveis internas (tempo de fabricação de um produto, situação do maquinário) ou externas (condições de trânsito para planejar a logística). A partir desses dados, é possível fazer análises para definir estratégias eficazes: qual o melhor dia para fazer uma entrega? De que materiais a linha de produção precisa para seguir a montagem?

Para que isso funcione na prática, a transformação digital deve permear todos os departamentos, e não apenas a área de TI. O RH, o Marketing, a Engenharia, as diretorias e todos os colaboradores precisam estar envolvidos na adoção de práticas digitais. Essa transição envolve altos investimentos e riscos. Por isso, é fundamental buscar parceiros que tenham estrutura e forneçam soluções seguras, que ajudem a organização a alcançar o próximo nível, não importando de onde ela parta.

Por onde começar?

Um dos mitos que envolve essa mudança é a ideia de que ela só pode ser adotada por empresas de grande porte, o que não é verdade. Trata-se de um processo de gestão. Por isso, as companhias menores também podem pensar em soluções para se digitalizar. “A transição para o novo formato demanda tempo. Como qualquer mudança, exige bom planejamento. Por isso, quanto antes começar, melhor”, observa Formoso.

Cada organização deve analisar suas possibilidades, considerar riscos e ganhos em longo prazo. Para ajudar, é possível pensar em uma estratégia macro com três etapas básicas:

1) Definir um plano de ação com a ajuda de parceiros tecnológicos que possam indicar as melhores soluções para o seu negócio;

2) Realizar um levantamento das variáveis que influenciam a sua atividade principal: condições de mercado e das concorrentes, estrutura da organização, áreas estratégicas, ganhos esperados com a digitalização;

3) Escolher os líderes de projeto que estarão à frente desse processo: os CEOs precisam ter um novo papel de liderança, mobilizando colaboradores, fornecedores e consumidores para seguirem um novo formato de trabalho.

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