Transformação digital

17 de novembro de 2017

Como a análise de dados pode beneficiar os resultados da sua empresa

Informações são cada vez mais valiosas para traçar estratégias de sucesso nas organizações

A necessidade de respostas rápidas às demandas do mercado faz com que as empresas precisem ser ágeis na tomada de decisões. Nesse cenário, a informação se torna cada vez mais valiosa na estratégia de qualquer negócio. O que os clientes procuram? Quais são suas demandas por produtos e serviços? Para responder a esses questionamentos, não basta ter acesso a um banco de dados gigantesco. O que faz a diferença é saber ler e analisar os dados.

Essa movimentação já criou um novo nicho de mercado, o Business Analytics, que atingirá US$ 18,3 bilhões em receitas em 2017, segundo a consultoria Gartner. Mas analisar dados faz sentido no dia a dia prático de uma empresa? Se o objetivo é se manter competitiva, sim. “Cada vez mais a relação com o cliente se dá por meio de canais digitais, que geram dados. A partir disso, é possível entender como ele utiliza esse serviço e, com essas informações, tomar decisões importantes”, explica João Fábio Valentin, da CA Technologies.

No momento em que uma companhia lança um novo aplicativo ou solução, pode usar ferramentas para monitorar como os clientes estão utilizando esse recurso. E isso vale para todos os segmentos, desde prestadores de serviços até indústrias. Em uma fábrica, por exemplo, onde não há contato direto com o usuário final, é possível aplicar a tecnologia de outras maneiras. Sensores podem ser instalados nas diversas etapas de produção, reportando informações como temperatura e qualidade dos produtos. A partir disso, a empresa consegue tomar decisões para gerir melhor seus recursos, evitar desperdícios.

No varejo, os lojistas podem analisar os dados de comportamento online dos consumidores para aprimorar suas estratégias de venda no e-commerce. No agronegócio, uma montadora de tratores pode instalar sensores em seus equipamentos, por exemplo, para monitorar a temperatura do solo e utilizar essa informação para aumentar a produtividade.

As possibilidades de utilização desses dados são infinitas, na medida em que a quantidade de informações disponíveis também é extensa. O primeiro passo é eleger uma demanda de negócio que seja estratégica. Do que a empresa precisa para melhorar seus resultados? Qual área está mais em evidência? A partir desses questionamentos, é possível desenhar o melhor caminho a ser percorrido pela organização.

Redes sociais: um grande banco de dados

Além das informações fornecidas pelas plataformas das próprias companhias, as redes sociais são outra ferramenta fundamental para o planejamento estratégico. Pesquisa da We Are Social mostra que cerca de 40% da população mundial está nas redes sociais. São 3 bilhões de pessoas movimentando-se online, um grande banco de dados à disposição das organizações. “Elas são uma fonte importante de informação para a empresa porque permitem um feedback rápido para entender o consumidor”, avalia Valentin.

É esse entendimento que permitirá as empresas tomarem decisões mais assertivas para alcançarem o próximo nível, em que a análise de dados terá papel central no sucesso dos negócios.

Ver comentários