Transformação digital

06 de dezembro de 2017

Mobilidade corporativa traz eficiência aos negócios

Solução permite a integração de dispositivos de comunicação em tempo real, e equipes podem trabalhar em conjunto, de qualquer lugar 

Você já reparou como a relação das pessoas com o trabalho mudou, especialmente na última década? A ampliação do uso de tecnologias – principalmente dos dispositivos móveis – durante o expediente não só deixou mais práticas tarefas do dia a dia, como também modificou hábitos dos colaboradores na maioria das empresas.

Pesquisa feita pela Frost & Sullivan, consultoria especializada em inteligência de mercado e negócios, apontou que mais de 50% dos funcionários nos Estados Unidos e na Europa trabalham fora de um escritório tradicional, seja na estrada, seja no cliente ou em casa. Na América Latina, é esperado um movimento semelhante para os próximos anos. Outro levantamento, o U.S. Mobile Worker Forecast, mostra que, até 2020, a mão-de-obra móvel será responsável por quase três quartos da força de trabalho dos Estados Unidos.

Mesmo nas companhias mais tradicionais, em algum momento do dia, os funcionários “estão móveis”: pode ser um colaborador que começa a trabalhar em casa e depois se desloca para a empresa, ou aquele que passa o dia de reunião em reunião. Essa mobilidade é uma tendência do próprio mercado. Além de trazer benefí­cios (flexibilidade da jornada, redução de custos com viagens), acaba criando novas demandas dentro das organizações.

A principal delas é por meios de comunicação eficientes. É necessário que as companhias tenham acesso a ferramentas que permitam aos integrantes da equipe manter sua capacidade produtiva mesmo quando estão fora da empresa. Por isso a importância dos sistemas de comunicação unificada. Eles fazem a integração entre dispositivos, ferramentas e dados das empresas.

Entregas digitais

Além de ajudar na comunicação, as soluções em mobilidade também podem ser úteis para a atividade principal do negócio. No Brasil, os Correios fizeram uma parceria com a Embratel para fornecer smartphones com solução de voz e de dados e acesso a internet banda larga aos carteiros que prestam o serviço Sedex 10, em algumas localidades

Isso tornou o trabalho mais prático e econômico: depois que faz a entrega e o cliente assina o recibo, o carteiro tira uma foto do código de rastreio e da assinatura da pessoa, e essa foto já vai para o sistema, indicando que a encomenda foi recebida. As entregas têm informações em tempo real, o que otimiza a tarefa dos carteiros, trazendo mais agilidade, efetividade e confiança.

Das mensagens instantâneas ao compartilhamento de telas

A conexão entre equipamentos permite o compartilhamento de vários dados entre as equipes, por meio de diversas ferramentas. Conheça as principais:

– Voz corporativa
A voz ainda é um recurso fundamental no dia a dia das empresas, seja para a tomada de decisões ou para o atendimento. Levantamento da NewVoiceMedia mostra que 75% dos clientes acham que um telefonema é mais eficaz para obter uma resposta rápida, mas 53% ficam irritados se não falam com uma pessoa real imediatamente. Ou seja: um sistema eficiente de comunicação unificada precisa oferecer recursos de voz de qualidade.

– Presença e mensagens instantâneas
As mensagens instantâneas e a ferramenta de “presença” permitem que um colaborador saiba mais facilmente se o outro está disponível.

– Compartilhamento de telas, arquivos e áreas de trabalho
A equipe da empresa e parceiros podem compartilhar suas telas, áreas de trabalho e documentos de forma segura. Isso acelera processos e estimula a colaboração.

– Conferência
São as soluções de ví­deo e áudio para diversos participantes que ajudam a tornar as reuniões mais produtivas. Conferências pela web facilitam o compartilhamento de apresentações e outros conteúdos.

– Suporte para vários dispositivos
Segundo a Frost & Sullivan, hoje até 80% dos funcionários usam um smartphone ou tablet no trabalho. Por isso, os sistemas de comunicação não podem ser implantados apenas nos computadores. O serviço também deve incluir suporte para dispositivos móveis.

– Mensagens unificadas
Permitem que usuários localizem mensagens de voz, fax, e-mails, textos e até mensagens de vídeo em uma única caixa de correio.

– Espaços virtuais
São funcionais para realizar reuniões e sessões de colaboração, eliminando a necessidade de os funcionários conciliarem diferentes compromissos.

Ver comentários