Segurança

15 de janeiro de 2018

Conheça as principais soluções que protegem sua empresa de ataques online

Saiba como funcionam as tecnologias de Cyber Intelligence e Anti-DDoS, ferramentas contra as invasões pela internet

Na hora de pensar em um plano de investimentos em segurança digital, uma das etapas fundamentais é a escolha das soluções que protegerão a rede e os equipamentos da empresa. Existem diversas ferramentas de defesa no mercado, mas pouca gente sabe como elas funcionam na prática e o que podem trazer de vantagens para o negócio. Conheça mais sobre as tecnologias de Cyber Intelligence e Anti-DDoS, ambas da Embratel, duas das principais armas existentes hoje para evitar ataques de hackers. Confira:

Cyber Intelligence
A ciberinteligência se concentra no que acontece fora da empresa, isto é, no monitoramento de redes abertas, deep Web, dark Web e Internet das Coisas. O objetivo é se antecipar a possíveis ameaças. Por ser um serviço que opera fora da organização, não é necessário instalar nenhuma solução no data center interno. O processo, realizado pelas equipes do Centro de Cibersegurança (CSC), é dividido em três etapas:

Primeiro, é realizada uma análise para determinar o nível de exposição da empresa de acordo com o contexto global e local. As equipes reúnem informações de várias redes abertas, iscas colocadas no ciberespaço, mecanismos de geolocalização e também Deep Web. Se houver qualquer alerta, a empresa é informada em tempo real por meio de relatórios de monitoramento.

Caso ocorra um ataque, há suporte na definição das estratégias a serem executadas para combater a invasão. Resolvido o problema, a terceira etapa é um trabalho para identificar o que deve ser melhorado no nível de proteção da empresa.

Com essa ferramenta, a empresa obtém informações para se proteger de ameaças como: campanhas de ataques planejados em fóruns de hacker; venda de informações confidenciais e códigos fontes em mercados ilegais; divulgação de dados sigilosos de executivos; vazamentos de informação confidencial para sites públicos; e sites falsos da empresa.

Anti-DDoS
Protege de invasões conhecidas como ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS). Nesse tipo de violação, o objetivo do invasor é conseguir sobrecarregar a infraestrutura da empresa vítima. Ele faz isso por meio de programas maliciosos que começam a acessar simultaneamente a rede. Esse tráfego ilícito sobrecarrega o sistema, que acaba não suportando todos os acessos e é retirado do ar.

Esse tipo de ataque pode paralisar uma empresa por horas, dias ou até meses. Além dos impactos operacionais e financeiros, pode causar danos também à imagem corporativa, pois demonstra fragilidade na estrutura de segurança. Levantamento da Arbor Network mostra que os setores mais sujeitos a invasões desse tipo são e-commerces (35%), governos (34%), jogos online (30%) e instituições financeiras (29%). O consumidor final e as corporações lideram a lista de alvos (53%).

A Embratel oferece dois tipos de soluções para prevenir os ataques DDoS. O Anti-DDoS de Aplicação é a primeira barreira de proteção contra esse tipo de ataque, especialmente nos de baixo volume. Essa ferramenta faz uma detecção proativa de DDoS, isto é, mesmo em situações de ataque, garante a disponibilidade dos serviços.

O Anti-DDoS de Volumetria é utilizado para evitar a saturação da banda de internet no caso de uma invasão. Quando a ferramenta identifica o tráfego malicioso, consegue descartá-lo antes que ele atinja a rede da empresa. Na Embratel, essa detecção é feita por meio de centros nacionais e internacionais de inspeção e de limpeza de tráfego. Isso permite a identificação e o alívio de ataques DDoS em até 15 minutos.

Ver comentários