Vida ao máximo

Saúde para viver os momentos da vida

Sedentarismo e obesidade: como superar essa dupla que caminha lado a lado

O brasileiro está de mal com a balança. Segundo a pesquisa da Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, 52,5% da população tem sobrepeso e 17,9%, obesidade. Não é coincidência que o índice de sedentarismo seja alto: 49% dos adultos não são suficientemente ativos, diz o mesmo estudo. “O sedentarismo é fator de risco para infarto, AVC, insuficiência cardíaca e câncer. Já a obesidade favorece problemas orteoarticulares, asma, hipertensão e apneia do sono”, afirma o endocrinologista Walmir Coutinho, ex-presidente da Federação Mundial de Obesidade.

Para sair do sedentarismo, é necessário praticar 150 minutos de atividade física por semana, de acordo a Organização Mundial de Saúde. Na alimentação, Coutinho recomenda reduzir o consumo de açúcar, gordura animal, carnes vermelhas, sal, frituras, embutidos e refrigerantes. Conheça a história de duas pessoas que mudaram de vida com força de vontade, reeducação alimentar e exercícios.

ALINE GASPAR, 30 ANOS, COACH DE EMAGRECIMENTO

Magra na infância, Aline começou a engordar na adolescência e chegou aos 81kg depois dos 20 anos – muito peso para seus 1,56m de altura. Estava com índices alterados de colesterol e triglicérides e não tinha pique para subir escadas. “O problema era psicológico”, diz. Após o término de um namoro, reuniu forças para dar a volta por cima. Começou a fazer uma reeducação alimentar usando orientações de nutricionistas e matriculou-se na academia do prédio. Spinning, jump, zumba e musculação foram seus aliados. Eliminou 20kg em um ano, recuperou a saúde e disposição. A mudança fez com que a administradora até trocasse de carreira: virou coach especializada em ajudar mulheres a ganhar qualidade de vida.

RENATO ANSELMO ROSA, 32 ANOS, DONO DE OFICINA MECÂNICA

Renato Rosa foi magro até a adolescência, quando operou o joelho e parou de se exercitar. Chegou a pesar 138kg, para 1,87m de altura. Sentiase cansado e com falta de ar. Quando sua mulher engravidou, há três anos, decidiu emagrecer para aguentar a rotina de pai. Voltou a frequentar a academia. Com a ajuda de uma nutricionista e um endocrinologista, trocou uma dieta à base de refrigerante, pizza, massa e hambúrguer por uma alimentação com restrição de carboidratos e rica em petiscos saudáveis, como castanhas, nos intervalos entre refeições. Hoje, 40 quilos mais magro, cozinha a própria comida, carrega marmita e tem disposição.

Alimentar-se bem em dias corridos é possível

Dicas da nutricionista Karyna Pugliese para conciliar rotina puxada e dieta saudável

1. Use o fim de semana para cozinhar. “Alimentação saudável exige que você vá para a cozinha”, diz.

2. Pense em alimentos que podem ser congelados e reaproveitados. Um frango desfiado como prato principal vira patê para sanduíche.

3. Prepare os lanches na noite anterior. A nutricionista recomenda iogurtes, frutas, castanhas e sanduíches de pão integral.

4. Coma um lanche saudável antes de ir a uma festa. No evento, faça escolhas. Fique só com a entrada ou com o prato principal. Troque a bebida alcoólica pela sobremesa.