Vida ao máximo

Saúde para viver os momentos da vida

Estresse: gerenciar esse estado de tensão ajuda a proteger a saúde

Controlar o estresse está entre os preceitos do bem-estar mais propagados pelos médicos hoje em dia. Não é à toa. De acordo com a pesquisa “O que é para o brasileiro viver ao máximo”, realizada em 2015 pela Abbott, 46% dos entrevistados afirmam que esse estado de perturbação constante os impede de levar uma vida plena. Segundo especialistas, aprender a gerenciar os momentos de tensão é um dos caminhos para proteger a saúde.

O estresse não é um inimigo do corpo. Ele funciona como um alarme que dispara no cérebro em situações de risco. Uma descarga de adrenalina e cortisol faz o coração bater forte, a respiração acelerar e os músculos tensionarem. A pessoa fica mais forte e rápida, pronta para fugir ou lutar. Em episódios isolados, os picos de inquietação são inofensivos para indivíduos saudáveis. O problema é quando o organismo permanece em estado de atenção.

Corpo em desequilíbrio

“O estresse constante altera a fisiologia, o balanço hormonal e a bioquímica do organismo. A energia é canalizada para músculos e cérebro, em detrimento dos sistemas de vigilância, controle e manutenção”, explica o clínico geral e imunologista Eduardo Finger, de São Paulo. “É comum observarmos a recidiva de herpes, a descompensação do diabetes e crises de doenças autoimunes, inflamações e alergias.”

Aqueles sem enfermidades crônicas suportam esse regime por algum tempo, mas eventualmente manifestam sinais, segundo Finger. Cansaço, sono irregular, sensação de estar doente e irritabilidade são queixas comuns. “Muitas pessoas demoram a reconhecer que há algo errado”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association (Isma-BR). Para Eduardo Finger, o médico pode no máximo tratar as consequências do problema. O ideal é a pessoa descobrir sua causa. “Os sintomas aliviam quando o paciente começa a buscar a origem e a solução do distúrbio”, afirma ele.

Estresse do bem

Melhor do que esperar o corpo dar sinais de esgotamento é aprender a lidar com a tensão. Alimentação equilibrada, exercícios e sono reparador são recomendações, assim como evitar álcool, cigarro e drogas. “Adotar um hobbie, cultivar o networking, rezar, meditar e desabafar também ajudam”, diz Rossi. Com esses instrumentos, a pessoa poderá ter mais resistência para gerenciar o estresse, inclusive o positivo, que se manifesta em situações como o nascimento de um filho planejado ou uma promoção no emprego.

Como desacelerar em poucos minutos

A psicóloga Ana Maria Rossi ensina uma técnica de respiração para acalmar a mente “Mentalize um balão que você enche por cima, mas ele se expande por baixo. Inspire de preferência pelo nariz, para purificar o ar, e encha o abdômen. Exale e repita quantas vezes conseguir. Para quem está estressado, alguns segundos podem parecer horas. Nesse caso, a recomendação é intercalar pequenas sessões com pausas. Fisiologicamente, a respiração abdominal, ao contrário da torácica, oxigena o cérebro e vasculariza a parte inferior do corpo. Além disso, quando o indivíduo foca na respiração, ele desvia a mente daquilo que está consumindo seus pensamentos. Esse é o princípio da meditação.”