Vida ao máximo

Saúde para viver os momentos da vida

Sono: entenda porque ele é um dos principais aliados da saúde

Todos os dias, um terço das pessoas tem algum distúrbio de sono ou sonolência de dia. O dado é do Instituto do Sono de São Paulo, da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip). Um levantamento do instituto revelou que os problemas mais comuns entre brasileiros são distúrbios respiratórios, como apneia, insônia e síndrome das pernas inquietas. Dormir bem é uma das normas do bem-estar. Enquanto dormimos, o cérebro trabalha ativamente para manter a saúde física e mental em equilíbrio. Confira benefícios promovidos por noites com bom descanso.

MANTER O PESO
Vários hormônios são secretados durante o sono. Entre eles estão a leptina, associada à saciedade, e a grelina, relacionada à fome. Uma revisão de onze estudos feita pelo King’s College de Londres, em 2016, revelou que pessoas que dormem menos de sete horas por noite ingerem 385 calorias extras, comparadas às que repousam mais. De acordo com a American Sleep Association, de 3 a 5% dos casos de obesidade podem ser atribuídos à falta de sono.

MELHORAR A MEMÓRIA
Quando uma pessoa dorme, o cérebro processa as informações colhidas durante o dia, descartando algumas e consolidando outras. A cognição, que engloba atenção, memória e raciocínio, é favorecida por esse estado de repouso. “Estudos com animais e pessoas privadas de sono demonstram comprometimento dessas funções, principalmente se a privação é crônica”, diz a pneumologista Lia Bittencourt, coordenadora médica do Instituto do Sono.

CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL
O sono é dividido em cinco estágios: 1, 2, 3, 4 e REM (rapid eye movement). Segundo Bittencourt, durante a terceira fase ocorre a redução da pressão arterial, frequência cardíaca, resistência vascular (a resistência dos vasos para a passagem da corrente sanguínea) e débito cardíaco (volume de sangue ejetado pelo coração). Uma única noite com apneia pode impactar o controle da pressão arterial, revelou uma pesquisa da Universidade de British Columbia, em 2016.

PREVENIR A DEPRESSÃO
Um estudo de 2005 da Universidade de North Texas revelou que os insones têm dez vezes mais risco de depressão em relação aos indivíduos sem problema para dormir. “O descanso mental e o relaxamento promovidos pelo sono reduzem o estresse e, consequentemente, a ansiedade e depressão”, afirma Bittencourt.

CINCO ESTRATÉGIAS PARA DORMIR BEM

As recomendações da médica Lia Bittencourt para ter noites reparadoras de descanso

1) LIMITAR O HORÁRIO DA ACADEMIA
“Pratique exercícios físicos e consuma alimentos com cafeína no máximo 3 horas antes de deitar.”

2) DESLIGAR O CELULAR
“Perto do horário do sono, reduza a iluminação ambiente e o uso de aparelhos eletrônicos como TV, computador e celular.”

3) COMER POUCO ANTES DE DEITAR
“Durante o sono, os movimentos do sistema digestivo ficam mais lentos e há maior produção de ácido do suco gástrico. Faça refeições leves à noite.”

4) TV NA SALA
“Orientamos ver TV, ler ou ouvir música fora do quarto. Vá para a cama somente com vontade de dormir.”

5) NÃO FAZER A SESTA
“Estudos comprovam que cochilar de 10 a 15 minutos após o almoço favorece a memória, atenção, raciocínio e humor. Mas a sesta não é recomendada para quem tem insônia.”