Vida ao máximo

Saúde para viver os momentos da vida

Coração forte: sete dicas para evitar doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares – principalmente o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame – causaram 29% das mortes no Brasil entre 2004 e 2014, segundo o DATASUS/Ministério da Saúde. Confira as sete dicas para ter um coração saudável e evitar riscos, de acordo com Antonio Pesaro, cardiologista e pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein.

1. COMA BEM
Gordura de origem animal, sal e açúcar são os principais vilões do coração. “Carne de vaca, ovo e laticínios são ricos em colesterol, responsável por formar as placas de gordura que entopem as artérias do coração e aumentam o risco de infarto”, diz Antonio Pesaro. Eles devem ser consumidos moderadamente. Já o sal em excesso aumenta o risco de hipertensão. O açúcar, refinado ou na forma de carboidratos simples, aumenta o risco de desenvolver diabetes. O que não pode faltar na mesa são vegetais, legumes, raízes e frutas.

2. CONTROLE A PRESSÃO
A hipertensão é a principal causa de doenças do coração, segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. O ideal é mantê-la igual ou abaixo de 12 por 8.

3. MANTENHA O PESO
O índice de massa corporal (IMC) é uma ferramenta importante para a aferição do sobrepeso, fator de risco para doenças cardíacas. As referências são: 18,5 a 24,9 (normal); 25 a 29,9 (sobrepeso) e acima de 30 (obesidade). Outro fator é a circunferência abdominal, pois a gordura acumulada na barriga aumenta o risco de diabetes. A partir de 80 cm para mulheres e 94 cm para homens já há um aumento de risco cardíaco, segundo a Organização Mundial da Saúde. O perigo sobe muito a partir de 88 cm e 102 cm, respectivamente.

4. VIGIE A GLICEMIA
A glicemia – a quantidade de glicose, ou açúcar, que circula no organismo – é um indicador da diabetes. “Os diabéticos apresentam uma mudança na estrutura dos tecidos das artérias que facilita a entrada de gordura e o rompimento das placas nas artérias, aumentando o risco de infarto ou derrame”, afirma Pesaro. O índice normal de glicemia é abaixo de 100 mg/dL.

5. CONTROLE O COLESTEROL E OS TRIGLICÉRIDES
O colesterol “ruim”, ou LDL, é a fração de gordura mais importante na formação das placas que entopem as artérias, diz Pesaro. Dieta, exercícios e, eventualmente, medicamentos são a receita para controlar o LDL, que deve ficar pelo menos abaixo de 130 mg/dL. Os triglicérides, outro tipo de gordura, também são um fator de risco e não devem passar de 150 mg/dL.

6. PRATIQUE EXERCÍCIOS
Os exercícios que mais fazem bem ao coração são os aeróbicos, desde que praticados por pelo menos 150 minutos semanais, como recomenda a OMS. Caminhada, ciclismo, natação e corrida moderada ajudam a controlar o peso e melhoram as condições da circulação.

7. PARE DE FUMAR
O cigarro é o mais agressivo dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, de acordo com o médico. “Ele destrói as células do revestimento das artérias do coração, facilitando a penetração da gordura, que forma placas”, diz Antonio Pesaro.