Apresentado por: Senac 70 anos Senac 70 anos

Senac 70 anos

21 de março de 2017

Senac e Liberty Seguros apoiam projeto de recolocação profissional

O Brasil tem enfrentado, desde os primeiros meses de 2015, um progressivo desaquecimento do mercado de trabalho — fechou 2016 com uma taxa de desocupação de 11,9%, a mais elevada dos últimos cinco anos, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o País deve responder por 35% dos novos desempregados do mundo em 2017. Se uma boa qualificação profissional já é importante em um contexto mais favorável, passa a ser indispensável diante de um cenário de crise.

Para suprir essa demanda, a Liberty Seguros fechou parceria com o Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP), que há mais de 30 anos realiza trabalho de formação de jovens e adultos na região de Pedreira, zona sul da capital paulista. O Senac foi escolhido para participar da iniciativa.

“No último ano, a alta do desemprego fez com que a concorrência por vagas se tornasse muito grande. Em função disso, as pessoas estão se preocupando mais com seu desenvolvimento. Para responder a essa demanda, passamos a investir em cursos que focam tanto a parte técnica quanto comportamental”, explica Patrícia Chacon, diretora de Marketing e Estratégia da Liberty Seguros.

Para ela, a experiência do Senac na formação de jovens é um importante diferencial. “Em função de toda essa bagagem na área de educação, o Senac ficou com a responsabilidade pela criação do conteúdo e pela entrega do curso. Por outro lado, nós temos experiência como empregadores no setor de seguros e sabemos do que o candidato precisa para ampliar suas chances em um processo seletivo.”

Entre os conteúdos ensinados a mais de 440 jovens e adultos, estão dicas de como se preparar melhor para entrevistas e montar o currículo adequadamente, além de orientação vocacional para aqueles que estão na faixa de 10 a 14 anos. “Em 2017, pretendemos iniciar uma capacitação voltada para a área de seguros. A ideia é aproveitar as carências que observamos no nosso mercado para formar profissionais mais bem preparados”, diz Patrícia.

Além do trabalho realizado com o CEAP, a Liberty Seguros também conta com o projeto Mulheres Seguras, “criado especialmente para mulheres que decidiram encarar o desafio de começar o próprio negócio”. Entre as ações do programa, estão encontros com o público feminino na região de Cidade Ademar para debater temas ligados ao empreendedorismo. “Com a alta do desemprego, as pessoas investem mais recursos no preparo, seja para se recolocar no mercado, seja para criar seu próprio negócio”, destaca Patrícia.