Apresentado por: Senac 70 anos Senac 70 anos

Senac 70 anos

22 de março de 2017

Senac apoia programa de qualificação profissional em Paraisópolis

Por necessidade, muitos deixam a escola e já caem direto no mercado de trabalho. Sem formação adequada, essas pessoas enfrentam dificuldades para evoluir na carreira e alcançar postos mais elevados. Na tentativa de ajudar a contornar o problema, o Senac vem apoiando iniciativas de qualificação profissional em regiões vulneráveis da cidade de São Paulo. Uma das entidades parceiras é a Associação Crescer Sempre, que desenvolve ações voltadas para moradores de Paraisópolis, na zona sul, incluindo cursos profissionalizantes.

“Temos desde aulas de informática básica e inglês, para quem atua em recepção e área administrativa, até formações mais específicas, em áreas como beleza, elétrica e hidráulica. Nosso público vai de jovens entre 16 e 17 anos a profissionais que já estão no mercado, mas nunca tiveram a oportunidade de se capacitar e buscar cargos melhores”, explica Glorialuz Lanz, coordenadora dos segmentos Educação em Parceria e Profissionalizante da associação.

Com o apoio do Senac, que veio em 2016, a Crescer Sempre conseguiu ampliar sua oferta de cursos. Entre as aulas oferecidas, estão o de técnicas secretariais, administração de contas a pagar e receber, recepção, auxiliar administrativo e auxiliar de escritório. Para definir quais capacitações seriam oferecidas, a entidade consultou lideranças da comunidade e contou com a experiência do novo parceiro.

“Essa parceria nos traz um diferencial, pois o Senac é procurado por empresas e pelo poder público para formatar cursos em áreas específicas nas quais o mercado está carente. Esse know-how nos ajuda a direcionar melhor nossa grade de cursos e aumenta as chances de empregabilidade dos nossos alunos”, avalia.

Atualmente, a associação capacita 380 pessoas por semestre, em 12 cursos diferentes. Quanto ao resultado desse trabalho, Glorialuz afirma que o retorno recebido pelos ex-alunos é muito positivo.

“Na área de beleza, temos uma taxa de empregabilidade de 100%. Mas, independentemente do tipo de qualificação, chama a atenção o grande impacto que os cursos têm na vida das pessoas. Vários voltaram a estudar depois de muitos anos e se perceberam capazes de enfrentar os desafios trazidos pelo mercado de trabalho”, acrescenta.