Cases de sucesso
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15 de março de 2017
Como melhorar a produtividade de uma rede de franquias que conta com mais de 400 restaurantes espalhados por todo o País? A resposta encontrada pelo Giraffas foi capacitação. Por meio de uma parceria firmada em 2011 com o Senac, a rede passou a oferecer cursos on-line direcionados, principalmente, a líderes e gestores. Entre os temas tratados estão atendimento, finanças, administração e gestão.
Jaime Mateus Laranjeiro, diretor de operações do Giraffas, explica que em 2009 foi iniciado um programa com a finalidade de aprimorar o atendimento ao cliente e desenvolver as habilidades dos treinadores de equipes que atuam nos franqueados. Inicialmente, as aulas aconteciam no formato presencial, mas, em função da grande capilaridade da rede de franquias, os cursos migraram para a modalidade on-line.
“Foi quando passamos a usar a plataforma digital do Senac, que também valida o conteúdo desenvolvido por nossa equipe de treinamento. A instituição ainda ajuda a capacitar nossa equipe interna para que ela faça o acompanhamento dos alunos ao longo do curso”, destaca.
Uma das vantagens da opção on-line foi a possibilidade de aplicar uma metodologia única para todas as unidades. Além disso, o curso a distância permite maior flexibilidade para acompanhar as aulas. “Isso é importante, pois muitos dos nossos funcionários ainda estão em idade escolar e encontram dificuldades para conciliar os horários”, afirma.
Outra contribuição dada pelo Senac foi a inclusão de algumas interações entre alunos e monitores no formato videoconferência. “Esse é o momento em que os funcionários podem tirar dúvidas e entender melhor a importância da capacitação. Graças a essa mudança, a taxa de aprovação aumentou consideravelmente”, diz Laranjeiro.
Treinar para aprimorar
São duas as capacitações que o Giraffas oferece aos funcionários: “Programa de Treinamento Gerencial” e “Treinador de Equipe”. O primeiro, cujo objetivo é aperfeiçoar o trabalho dos gerentes de restaurante, conta com quatro módulos, apresentados ao longo de quatro meses.
“Trata-se de gestão de pessoas, lideranças e recrutamento e seleção. O segundo é mais voltado para finanças e planejamento. A seguir, os alunos aprendem sobre atendimento ao cliente, marketing e vendas. E, por fim, temos o módulo operacional, no qual são passados conhecimentos sobre gestão, manutenção e qualidade do produto”, resume Jaime.
O segundo curso tem como meta desenvolver o atendente — que geralmente está em seu primeiro emprego. Durante dois meses, os participantes aprendem sobre temas como desenvolvimento comportamental, comunicação e técnicas de atendimento a clientes.
“A partir desses cursos, implantamos um plano de carreira para nossas equipes e tivemos um grande ganho na formação das pessoas. Também melhoramos o resultado do franqueado, pois quanto mais bem preparados os funcionários estão, maior a produtividade e a rentabilidade”, enfatiza.
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