Há 30 anos no mercado, consultório busca renovação e adota aplicativo de gestão financeira

Uso do sistema QuickBooks trouxe organização para os registros de entradas e saídas da empresa familiar

Um negócio que está há 35 anos no mercado já encontrou a receita do sucesso, certo, não precisa mais se preocupar. Não no caso do consultório Odontologia Perussolo, em Curitiba, no Paraná, que decidiu não ficar parado no tempo. A empresa familiar foi fundada por Maurício Perussolo no início da década de 1980, quando “internet” ainda era uma palavra fora do cotidiano brasileiro. Hoje, é na tecnologia que o consultório encontrou uma aliada.

“Não existia um controle real das receitas e despesas. Só tinha livro caixa, com controle do que entrava, e mais ou menos do que saía”. Micael Mota

O dentista foi um dos pioneiros em implatodontia na cidade. O negócio cresceu, e vem dando certo ao longo de gerações: hoje, quem divide as cadeiras ao lado de Perussolo é a filha Flávia. Mas parte dessa história começou a mudar com a entrada de Micael Mota, 35, marido de Flávia.

Dono de uma produtora de live marketing também em Curitiba, Micael passou  a gerenciar as finanças do consultório no fim do ano passado. E logo adotou o QuickBooks, um sistema de gestão financeira que ele já utilizava na Deux há cerca de cinco anos.

Gerenciamento financeiro e expansão

Micael viu o aplicativo como uma boa possibilidade de controlar melhor as finanças da empresa. Em mais de três décadas, o negócio nunca havia passado por um processo de gestão financeira. “Não existia um controle real das receitas e despesas. Só tinha livro caixa, com controle do que entrava, e mais ou menos do que saía”, lembra Micael.

“Agora, conseguimos saber quando é necessário contratar mais dentistas, ou se existe a necessidade de realizar algum tipo de ação para aumentar o número de pacientes”. Micael Mota

O sistema permite que o empreendedor reúna todos os extratos bancários em uma única plataforma, integrada na nuvem, podendo ser acessada via web ou aplicativo no celular. Também emite alertas na hora de pagar contas, e gera relatórios fáceis de entender.

Para Micael, o maior reflexo do uso do sistema é a possibilidade de visualizar as contas do negócio de maneira integrada. “Ninguém tinha a percepção de quanto exatamente era a receita. Agora, conseguimos saber quando é necessário contratar mais dentistas, ou se existe a necessidade de realizar algum tipo de ação para aumentar o número de pacientes”, explica.

“O consultório está crescendo exponencialmente. Para o futuro, a gente tem uma meta bem mais agressiva”. Micael Mota

Além disso, por causa da praticidade do QuickBooks, que pode ser acessado pelo celular, Micael consegue fazer a gestão remota de todas as contas. A percepção dos gastos com materiais e laboratório também fez crescer o controle direto das despesas com fornecedores, aumentando as possibilidades de negociação. “Agora, sabemos exatamente quanto gastamos com cada compra e qual fornecedor utilizar para otimizar os custos”, conta Micael.

E, depois de 30 anos, tudo o que a família não quer é sossego. Mesmo com o negócio consolidado, os planos são de expansão. No fim do ano passado, se mudaram para uma sala maior, com três salas de atendimento e centro cirúrgico. “O consultório está crescendo exponencialmente, até por conta do maior espaço. Para o futuro, a gente tem uma meta bem mais agressiva”, projeta Micael.