Ex-presidente de empresa na Inglaterra conta como abriu escola de inglês no Brasil

Denise Smith trocou a carreira de sucesso no exterior por uma empresa familiar em sua cidade natal

É só andar pelas ruas que você facilmente vai encontrar uma escola de inglês, certo? Com tanta oferta num mercado repleto de marcas e empresas conhecidas, pode ser difícil encontrar uma forma de ocupar espaço e conquistar clientes. A professora e empresária Denise Smith uniu a força de uma empresa familiar e o diferencial de ter professores nativos e fez da Apples and Pears Language School um case de sucesso no interior de São Paulo.

Denise sempre teve vontade de ensinar. Ainda na adolescência, optou por fazer Magistério, antigo curso para formação de professores em nível médio. Aos 16 anos, foi para a Inglaterra aperfeiçoar o inglês. “Fui fazer um intercâmbio de três meses e fiquei lá por 21 anos. Não segui minha profissão, mas entrei na área de contabilidade, que foi também uma paixão da minha vida. Na última empresa que trabalhei, fui de tesoureira a presidente em 14 anos. Tive muito sucesso nessa área”, relembra.

Foi também na Inglaterra que Denise conheceu o marido e teve seus três filhos. Em 2006, em busca de mais qualidade de vida, a família decidiu morar no Brasil. Escolheu sua cidade natal, Mogi das Cruzes (SP). Lá, ela até trabalhou durante um ano em uma empresa, mas não se adaptou. Atendendo aos insistentes pedidos dos conhecidos e aproveitando sua fluência no idioma e sua formação como professora, decidiu dar aulas de inglês.

“Aluguei uma sala e foi assim que nossa escola começou. Quando eu vi, estava com os horários todos lotados. Meu marido resolveu trabalhar comigo, fez um curso para se aperfeiçoar e começou a dar aulas. Meu filho mais velho já tinha idade para trabalhar, teve vontade de entrar no negócio foi o mesmo processo. Alugamos o piso de cima todo e agora estou com o prédio inteiro. Estamos aqui há 10 anos”, relata Denise.

O diferencial da escola está no atendimento mais próximo e continuado aos alunos, com grupos menores, e na oferta de aulas com professores nativos. Mas, ainda assim, vencer a concorrência das grandes franquias não é fácil. “A franquia tem um poder muito grande na mídia. As pessoas, num desencargo de tomar a decisão, procuram marcas já conhecidas. Nossos clientes querem algo diferente, sabem que seus filhos serão acolhidos. Mas é uma luta convencer que a escola pequena, independente e familiar faz um bom trabalho”, diz.

“A crise foi um baque gigantesco para a gente. Quando você perde o controle financeiro é que afunda de vez.”
Denise Smith

Mas o principal desafio da empresa veio em 2017, com a crise econômica no país. A escola perdeu muitos alunos e precisou fazer ajustes. “Foi um baque gigantesco para a gente e estamos saindo dele somente agora. Fizemos algumas promoções e propagandas que ajudaram, mas controle financeiro é tudo. Quando você perde o controle é que afunda de vez”, afirma Denise.

"Apesar de o QuickBooks não ser um sistema criado especificamente para escolas, dá para adaptar muito bem. Nossa inadimplência é praticamente zero porque tenho esse controle.”
Denise Smith

E é justamente nesse controle que o QuickBooks, um sistema de gestão financeira, ajuda a Apples and Pears. Com a plataforma, Denise consegue saber de forma ágil todas as movimentações de recebimentos e despesas. Segundo ela, uma apaixonada por contabilidade, os relatórios que a plataforma oferece ajudam muito a saúde financeira a empresa. “Apesar de não ser um sistema criado especificamente para escolas, dá para adaptar muito bem. Nossa inadimplência é praticamente zero porque tenho esse controle. É muito fácil de usar”, diz. Foi o filho mais velho de Denise que apresentou o QuickBooks para a mãe, que abandonou as planilhas e ganhou tempo e agilidade nos processos.

“Fomos selecionados para um projeto do Sebrae de inovação e esperamos, com isso, identificar qual deve ser nosso próximo passo.” Denise Smith

Para os próximos anos, a meta da empresa é crescer ainda mais. “Fomos selecionados para um projeto do Sebrae de inovação e esperamos, com isso, identificar qual deve ser nosso próximo passo”, afirma Denise. A ideia é, depois de analisar quais mudanças devem ser realizadas, implementar as novidades dentro do prazo de um ou dois anos.