Produtora de eventos amplia atuação e oferece serviços de marketing para superar crise

Dafne Fonseca cresceu na carreira no mesmo ritmo com que levanta do zero os estandes das feiras que produz

Apaixonada pela correria e pelo glamour, Dafne Fonseca, 34 anos, escolheu o mundo efêmero e agitado dos eventos como profissão. No início, trabalhou como funcionária de uma empresa, mas, em menos de três anos, acrescentou um novo ingrediente à rotina de pressão e prazos curtos: tornou-se empreendedora, com uma produtora de eventos empresariais.

O trabalho com eventos teve início na Austrália, enquanto fazia faculdade de hotelaria. Para conseguir uma renda enquanto estudava, trabalhou como garçonete, contratada por um dos maiores grupos de serviço de alimentação no mundo. Teve a oportunidade de estar em grandes eventos e atender personalidades famosas. Encantada pela nova atividade, percebeu que a hotelaria já não fazia mais sentido para ela.

De volta ao Brasil, em 2005, Dafne ainda não tinha ideia dos seus rumos quando conheceu uma profissional que trabalhava em uma empresa de montagem de estandes. “Ela me indicou para uma vaga no financeiro, mas em menos de um mês, eu já pedi para ser transferida para a área de eventos”, relembra a produtora.

Após dois anos, recebeu o convite de uma colega de trabalho para abrir o próprio negócio. De início não aceitou, porque se achava muito jovem na época, com seus 20 e poucos anos. Mas, no ano seguinte, em 2008, a coragem e a vontade de ser dona do próprio negócio falaram mais alto e ela concordou com a proposta de sociedade.

“Onde eu ganho é nos estandes. Os meus projetos são bem bonitos, fogem do padrão.”
Dafne Fonseca

Nascia a Fórmula E, produtora de eventos empresariais, como confraternizações, congressos e feiras. O forte da empresa é a venda de estandes em eventos, do desenho até a montagem. “Onde eu ganho é nos estandes. Os meus projetos são bem bonitos, fogem do padrão”, orgulha-se Dafne.

Os primeiros anos da empresa foram tranquilos. “Quando eu e minha sócia abrimos já tínhamos um nome forte no mercado”, relata a empresária. Essa reputação se formou quando atendia os clientes no emprego anterior. Dafne conta que já produziu feiras de grande porte, com 300 estandes montados por sua empresa.

Após alguns anos de empenho na consolidação da empresa no mercado, a parceria de trabalho se encerrou em 2011, quando Dafne comprou a parte da sócia na Fórmula E. O desafio de tocar a empresa sozinha foi grande, segundo a empresária, quando em um trabalho fechou contrato com 20 multinacionais e construiu uma feira inteira do zero.

Hoje, com 10 anos de mercado, a empresa conta com uma funcionária, que faz a produção dos eventos, enquanto a empresária cuida da cartela de clientes, do financeiro e de outras atividades.

Além de fazer toda a produção de uma feira, agora, faz também a divulgação. Em 2016, durante um evento, o cliente teve problemas com a empresa que estava fazendo o site de credenciamento e Dafne se ofereceu para tomar conta do projeto. Foi quando descobriu o potencial nicho de comunicação, unindo evento e marketing. “Eu pensei: já que eu sempre fiz os dois, se alguém quiser fazer só o marketing, sem os eventos, por que não?”, explica a produtora. Assim, nesse mesmo ano, ela projetou trilhar, também, pelo caminho do marketing.

Para dar sequência ao negócio, contratou profissionais freelancers para desenvolver sites, gerenciar mídias sociais e criar estratégias para clientes dentro e fora do segmento em que atua. A decisão teve efeito positivo para a empresa, já que houve uma baixa procura no ano passado pela produção de eventos, relata Dafne.

“O QuickBooks salvou minha vida. Como o sistema guarda os dados dos clientes de eventos anteriores, posso aproveitar orçamentos.”
Dafne Fonseca

Em busca de uma ferramenta que facilitasse tanto a produção dos eventos como a gestão financeira, começou a usar há quatro anos o QuickBooks, indicado por uma amiga. “O QuickBooks salvou minha vida”, entusiasma-se a empresária.

Com o sistema, ela ganhou mais tempo para focar em outras atividades da empresa, porque conseguiu simplificar processos. Como o QuickBooks guarda os dados dos clientes de eventos anteriores, ela não precisa repetir procedimentos, e pode aproveitar orçamentos, por exemplo. “A maioria dos sistemas financeiros só se preocupa com a parte de contas a pagar e contas a receber”, compara. Outra facilidade, segundo ela, é a opção de modo privado. Quando vai apresentar alguma proposta para um cliente, ela também utiliza o QuickBooks, definindo o que será exibido na tela para ele.

“Eu quero continuar a fazer eventos, a crescer, mas com tranquilidade.” Dafne Fonseca

Sem enfrentar dores de cabeça na gestão financeira, Dafne planeja o futuro. Com a consolidação da Fórmula E, ela resolveu conciliar o negócio com o curso de Direito. “Eu quero continuar a fazer eventos, a crescer, mas com tranquilidade”, explica Dafne, que espera um faturamento 25% maior neste ano.