De freelancer a dona do negócio: publicitária conta como transformou trabalhos pontuais em clientes fixos

Samantha Dutra se especializou em assessoria de marketing e abriu a empresa depois de perceber expansão do setor

Tão diversificado como o currículo de Samantha Dutra é a carteira de clientes da empreendedora de 33 anos. De trabalhos no comércio, agências de publicidade, em rádios e no telemarketing, a publicitária de Belo Horizonte conquistou contas nas áreas de gastronomia, moda e estética. Depois de passar anos entre empregos formais e clientes próprios nas áreas de gestão de imagem e redes sociais, ela decidiu que era hora de dar mais um passo. Assim nasceu a Samantha Dutra Assessoria de Marketing. A escolha deu certo! O segredo, segundo ela, foi colocar a própria experiência a serviço das demandas dos negócios que atende.

“Não sou uma agência grande, e os meus clientes também são micro e pequenas empresas. Isso me dá dois diferenciais: consigo ter uma visão integrada do negócio deles, acompanhando de perto, e me colocar no lugar deles, porque também sou uma pequena empresária”, observa.

Com a assessoria de marketing em funcionamento há pouco mais de cinco anos, Samantha lembra do início como uma época de desafios, alguns dos quais ela observa até hoje. O atendimento foca principalmente em estratégias de marketing para a web e para redes sociais. A cada projeto, a empreendedora tenta diversificar o planejamento e corresponder às expectativas de cada cliente. “Minha área muda muito rápido e depende do comportamento do consumidor. Isso é desafiador porque o que eu planejo para um determinado cliente não funciona para outro. É sempre um novo começo”, diz.

“Minha área muda muito rápido e depende do comportamento do consumidor. Isso é desafiador porque o que eu planejo para um determinado cliente não funciona para outro.”
Samantha Dutra

Se a gestão dos projetos faz parte do dia a dia do negócio, o gerenciamento da própria empresa também está na mira de Samantha. Ela conta que, antes de abrir a assessoria de marketing, tinha uma loja online de vendas de capas para celulares. Isso deu a ela conhecimento prévio sobre organização financeira e serviu como base para a atual empreitada.

Buscou uma consultoria em finanças para aperfeiçoar as estratégias que usaria para lidar com o dinheiro. Duas dificuldades iniciais, conta ela, foram a precificação – isto é, determinar quanto cobrar para ter lucro e sustentar a empresa – e a divisão entre as contas pessoais e as contas do negócio.

Durante a consultoria, resolveu buscar uma ferramenta que a ajudasse na organização do fluxo de caixa. Pesquisando na internet, conheceu o QuickBooks, sistema de gestão financeira onde é possível registrar todos as entradas e saídas, agendar pagamentos futuros e fazer a gestão de fornecedores. Para Samantha, a principal vantagem são os relatórios gerados pelo aplicativo, que permitem ao empreendedor ter uma visão global do negócio e fazer projeções seguras. “Não gostava de planilhas. Meu controle financeiro sempre foi à mão, na agenda. Mas eu precisava ver para onde meu dinheiro estava indo, com o que eu estava gastando, e o QuickBooks foi fundamental nesse processo. As mensagens que me lembram dos pagamentos a serem feitos são outro recurso que adoro”, afirma.

“Precisava ver para onde meu dinheiro estava indo, com o que eu estava gastando, e o QuickBooks foi fundamental nesse processo."
Samantha Dutra

Com as contas organizadas, Samantha agora traça os objetivos para o futuro da assessoria. “Quero ter um negócio sustentável. Minha meta é participar do crescimento das empresas que atendo para manter clientes fortalecidos, que cresçam junto comigo”.

“Minha meta é participar do crescimento das empresas que atendo para manter clientes fortalecidos, que cresçam junto comigo.” Samantha Dutra