Novas profissões transformam o jeito de ganhar e organizar dinheiro

Motoristas de aplicativos podem contar com sistemas de gestão financeira para fazer o planejamento das finanças

A revolução digital criou novas maneiras de ganhar dinheiro, e Emilson Chagas, 48 anos, decidiu se aproveitar. Técnico em segurança do trabalho e do meio ambiente, foi demitido no fim de 2017 da obra na qual estava empregado. Atualmente, faz corridas como motorista do aplicativo Uber. “Minha história é muito parecida com a de várias pessoas. Tentei voltar ao mercado, mas ele estava muito retraído. É inegável que essas plataformas de carona vieram para ficar”, diz.

“Tentei voltar ao mercado, mas ele estava muito retraído. É inegável que essas plataformas de carona vieram para ficar.” Emilson Chagas

Morador de São Leopoldo, cidade na Região Metropolitana de Porto Alegre, Emilson fez do desafio de ficar desempregado uma oportunidade de voltar a ganhar dinheiro. Com o carro parado na garagem, e atento às mudanças do mercado, resolveu arriscar. “Sempre gostei de dirigir, de estar nas ruas, lidar com as pessoas, isso é muito legal”, conta.
 
Entre as vantagens, ele destaca a possibilidade de ser o próprio chefe e organizar os horários conforme o dinheiro que precisa ganhar. “Você não fica atrelado a um escritório, com as mesmas tarefas. Cada dia, tem uma história nova para contar”, diz. Apesar disso, o preço do combustível é uma das preocupações de Emilson.
 

“Você estabelece uma meta, e se quiser sair mais cedo ou prolongar o expediente, faz uma estimativa do quanto precisa compensar nos outros dias.”
Emilson Chagas

Metas diárias

Para driblar as despesas, ele organiza a rotina em metas. Pelo aplicativo, o motorista consegue ver quanto ganhou em cada dia. Assim, ele calcula o valor necessário para cobrir o gasto com combustível, e também gerar a renda para o mês. A vantagem, para Edmilson, é ele mesmo ser o gestor dessas metas.
 
“Você estabelece uma meta, e se quiser sair mais cedo ou prolongar o expediente, faz uma estimativa do quanto precisa compensar nos outros dias. Ou seja, gerencia o negócio”, afirma.
 
É por isso que a ajuda de um sistema de gestão financeira pode ser eficaz nessas horas. Motoristas de aplicativos lidam com o dinheiro diariamente, e, para não se perder nas contas, é preciso organizá-las – especialmente quando o profissional lida com diversos aplicativos de carona. O QuickBooks, um sistema de gestão financeira voltado para pequenos negócios, permite que o empreendedor controle tudo o que ganha e o que tem a pagar. Na versão aplicativo do QuickBooks, o motorista consegue ver na hora o seu resultado e administrar diversas fontes de entrada, em um só lugar.
 

“Meus ganhos vão aumentar, e aí quero planejar uma viagem.”
Emilson Chagas

Ganho em dobro

No caso dos motoristas de aplicativos, como Emilson, o sistema ajuda a registrar o que foi ganho no dia e o quanto foi gasto com combustível, por exemplo. Assim, ele estabelece o necessário para alcançar seu objetivo mensal.
 
Os planos de Emilson para o futuro são conciliar as duas atividades. Ele quer voltar ao mercado como técnico em segurança do trabalho, sem deixar de fazer as corridas como motorista. “Já percebi que dá para fazer as duas coisas. Com essa combinação, meus ganhos vão aumentar, e aí quero planejar uma viagem”, conta.