Inovação no Rio

Soluções Cisco criam cidades inteligentes e humanas

Startup cria sistema de alerta sonoro que identifica acidentes, tiros e arrombamentos

Solução externa da Audio Alerta, geralmente instalada em postes com câmeras (Foto: Arquivo pessoal)

Solução externa da Audio Alerta, geralmente instalada em postes com câmeras (Foto: Arquivo pessoal)

Spin-off é o termo em inglês que define uma empresa que nasce de outra, geralmente durante uma pesquisa de novos serviços, produtos ou tecnologia. Foi assim que começou o Audio Alerta, um sistema que pode identificar sons de sinistros, como tiro, arrombamento, explosões e acidentes de trânsito e notificar automaticamente os órgãos de segurança. O produto está prestes a ser implantado na região portuária do Rio de Janeiro.

A origem da startup é uma empresa de desenvolvimento de softwares educacionais de música. “Identificamos que, com a mesma tecnologia, poderíamos reconhecer sons em ambientes reais, como detecção de disparos de armas de fogo”, lembra Ivo Frazão, 36, um dos fundadores da empresa, quando a descoberta ocorreu, em 2009.

De lá pra cá, investiram em uma solução mais abrangente, que detecta ainda acidentes de trânsito, freadas e tentativas de arrombamento. Para alcançar esse resultado, foi preciso muito trabalho de pesquisa de software até chegar às características dos sons, e de hardware, para saber a sensibilidade correta do microfone.

Para determinar os sons de armas, por exemplo, a equipe fez gravações de tiros com a Polícia Civil de Pernambuco, Estado de origem da startup, para poder obter os padrões desses sons. “A gente pega exemplos desses ruídos e faz a análise para poder implementar e classificar cada som – isso dentro de uma tecnologia, de um software”, explica Frazão.

Solução interna da empresa Audio Alerta, desenvolvida para bancos, lojas e residências (Foto: Frank Urben / Divulgação Audio Alerta)

Solução interna da empresa Audio Alerta, desenvolvida para bancos, lojas e residências (Foto: Frank Urben / Divulgação Audio Alerta)

Entre os vários estudos desenvolvidos nos últimos sete anos, os principais são para verificar quais peculiaridades de áudio caracterizam determinados sons: agudos ou graves, altos e baixos. A outra parte da pesquisa concentrou-se em descobrir como fazer a localização dos sinistros. Além de saber o que aconteceu, era preciso identificar em que ponto o evento ocorreu, e em um ambiente externo. “Para isso, há uma série de cálculos matemáticos”, diz o empreendedor.

Hoje, a Audio Alerta tem dois produtos: um para espaços externos, geralmente instalados em postes na rua, e outro para ambientes internos, como bancos, lojas e residências. No primeiro, o sistema fica escutando o ambiente. Quando ele identifica um som suspeito, emite um alerta para a central de segurança. Se houver uma câmera acoplada, direciona a câmera para o local onde aconteceu o evento.

Para os espaços internos, foi desenvolvida uma versão menor, que pode ser instalada dentro de um ambiente como um sensor de presença. No caso de um arrombamento, o sistema pode identificar, pelo ruído, que alguém está tentando forçar a entrada ou quebrar um vidro. Da mesma forma, a ferramenta emite um alarme para centrais de segurança avisando da ocorrência.

Em outubro de 2015, a Audio Alerta foi uma das cinco startups selecionadas para participar de um programa de aceleração promovido pela Cisco, empresa global especializada em infraestrutura de redes. “A aceleração está nos ajudando a formalizar melhor nossos processos de venda, a entender quais são as demandas dos nossos clientes e como abordá-los”, relata Frazão.

A instalação de duas unidades externas no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, está prevista para dia 5 de agosto, data de início dos Jogos Olímpicos. A ideia é que a solução seja ampliada. “Isso está sendo negociado. Como é um piloto, inicialmente serão essas duas unidades. Se depois da instalação inicial vai ter interesse e recursos para instalar outras, temos que ver, mas espero que sim”.

Da esquerda para direita, Marcio Dahia, Ivo Frazão e Silvio Aragão, integrantes da equipe que desenvolveu o Audio Alerta (Foto: Arquivo pessoal)

Da esquerda para direita, Marcio Dahia, Ivo Frazão e Silvio Aragão, da equipe que desenvolveu o Audio Alerta (Foto: Arquivo pessoal)