Tudo de Bom São Paulo

A capital paulista comemora aniversário de 462 anos

Lazer combina com natureza e cultura

Além do Ibirapuera, outros parques e espaços culturais também tiveram destaque na pesquisa Tudo de Bom São Paulo. Veja os principais:

PARQUES

Parque Estadual Alberto Löfgren (antigo Horto Florestal)
Rua do Horto, 931
Tel.: 2231-8555. Ramais 2028 / 2182 / 2056

Aberto diariamente das 6 h às 18 h e, no horário de verão, das 6 h às 19 h
Localizado na zona norte, é muito frequentado por quem mora na região. O parque possui extensas áreas de Mata Atlântica, com várias espécies nativas, com pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro, jatobá, entre outras. Por ali, os visitantes que caminham por suas trilhas também podem observar tucanos, maritacas, jacus, capivaras, esquilos, bugios, macacos-prego, garças, socós e mergulhões.

Horto Florestal (Foto: Daniel Teixeira /Estadao Conteúdo)

Horto Florestal (Foto: Daniel Teixeira /Estadao Conteúdo)

Parque do Carmo
Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera
Aberto diariamente das 5h30 às 20 h
Tel.: 2748-0010 e 2746-5001

Localizado na área da antiga fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho, oferece ao visitante várias espécies de árvores, como eucaliptos, cerejeiras, angicos, cedros, pau-brasil, entre outras. No lago, há garças, mergulhões e irerês. Entre as aves, não é difícil admirar canários e beija-flores, entre outras espécies.

Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2630, ao lado do metrô Carandiru, da linha Azul
Tel.: 2089-8600

Funciona diariamente. A área verde das 6 às 18 h. A área esportiva das 6 às 22 h.
Inaugurado em 2007, o parque mudou o cenário da zona norte de São Paulo. Ali, durante 46 anos, funcionou o Complexo Penitenciário Carandiru, o maior da América Latina, que chegou a abrigar mais de 8 mil presos. Hoje, o parque recebe cerca de 200 mil visitantes por mês que praticam esporte em suas oito quadras poliesportivas e duas de tênis, pedalam na ciclovia, brincam no playground, caminham, correm ou consultam os mais de 35 mil títulos da Biblioteca de São Paulo.

ESPAÇOS CULTURAIS
Outros locais que atraem muito os paulistanos e turistas que visitam a cidade são os museus. Conheça três deles:

Masp
Av. Paulista, 1578
Tel.: (11) 3251-5644
Localizado em frente ao Parque Trianon, em plena Avenida Paulista, o seu acervo reúne mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. Destacam-se obras de Renoir, Rembrandt, Botticelli, Velásquez, Ticiano, Degas e Manet. Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, em 1968 suas obras foram transferidas para o prédio atual, projetado pela por Lina Bo Bardi, que se tornou um ícone da arquitetura do século 20.

MASP (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

Masp (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência
Av. Mercúrio, Parque Dom Pedro II
Tel.: (11) 3315-0051
Inaugurado em março de 2009, o Catavento busca despertar nos jovens o interesse pela ciência e meio ambiente. São mais de 4 mil metros quadrados divididos em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Nelas, o visitante pode interagir com os temas por meio de animações, jogos eletrônicos e animações 3D.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2
Tel.: (11) 3324-1000
Espaço dedicado à produção brasileira do século XIX até os dias de hoje, embora, às vezes, exponha artistas do exterior. Fundada em 1905 pelo governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. A Pinacoteca está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. No final da década de 1990, o prédio passou por uma grande reforma, após projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.