Mercado de leilões

12 de julho de 2018

Já pensou em comprar móveis e equipamentos em leilão?

Quando se fala em leilão, as pessoas geralmente pensam em venda de carro ou imóvel. Mas você já pensou em mobiliar a casa ou o escritório com itens disputados lance a lance em um pregão? Pois saiba que é possível. E mais: pode ser muito vantajoso. Produtos de boa qualidade, como computador, conjuntos de salas de jantar, dormitórios, geladeira, fogão, micro-ondas, escrivaninha e armários de escritório podem ser adquiridos por preços geralmente 60% menores, pelo menos, do que um similar novo.

A Sodré Santoro, uma das maiores organizações de leilões do País, realiza pregões de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, entre outros materiais, três vezes por semana (segundas, terças e quartas-feiras). Os compradores podem ir pessoalmente ao local do evento, em Guarulhos, na Grande São Paulo, ou enviar seus lances pela internet.

As características e condições dos produtos são descritas detalhadamente no edital do leilão que fica disponível no site da organização. Para fazer bons negócios, o leiloeiro oficial Flavio Cunha Sodré Santoro recomenda ler essas informações com atenção. E, embora seja possível fazer tudo pela internet, ele aconselha verificar os produtos pessoalmente antes de fazer a compra. Eles ficam expostos para visitação no mesmo dia do leilão, entre 8h30 e 9h30, no armazém da Sodré Santoro ou outro endereço indicado pelo vendedor – informação que também aparece no edital.

A origem dos itens é variada e dá para encontrar produtos com pouco uso ou até mesmo novos. Segundo o leiloeiro oficial Moacir De Santi, muitos móveis vêm de embaixadas ou consulados estrangeiros que montam casas para os seus diplomatas que vivem no Brasil. Quando eles vão embora, a mobília vai a leilão. Cristaleiras de marcas conceituadas ou design assinado costumam despertar grande interesse entre os compradores.

Outra origem comum são empresas que mudam de endereço ou renovam seus escritórios e vendem os móveis e equipamentos usados. Há também produtos que apresentaram pequenos defeitos e foram devolvidos para magazines, fabricantes ou assistências técnicas, que os revendem nesses pregões. E pode-se encontrar até produto novo, como bens salvados de companhias seguradoras, que entre eles, podem conter cargas recuperadas de roubo.

Ver comentários