Imóveis

13 de junho de 2018

“Comprei duas salas comerciais por preços abaixo do mercado”

O médico Luis Fernando Perin, de São Paulo (SP), nunca imaginou participar de um pregão de imóveis. Seu consultório, porém, funcionava num espaço alugado que foi a leilão. Ele viu ali uma oportunidade de fazer um bom negócio e permanecer no mesmo local em que atuava há anos sem precisar fazer reformas. Conheça um pouco dessa história:

“Tenho meu consultório médico instalado há cerca de 10 anos no mesmo prédio comercial na zona oeste de São Paulo. Para a minha profissão, manter o mesmo endereço é muito importante, principalmente em relação ao conforto dos pacientes. Até 2014 eu era locatário do espaço, que ocupa dois conjuntos do prédio. Foi então que soube que o proprietário tinha dívidas e as duas salas iriam a leilão. Vi ali boa oportunidade de adquirir os imóveis. Acompanhei todo o processo, consultei um advogado e quando a primeira sala foi oferecida, fui até o local do leilão para dar o meu lance.

Como nunca tinha participado de uma disputa desse tipo, fiquei apreensivo e deu até um frio na barriga. Minha estratégia era arrematar já na primeira praça para não correr risco de perder. Dei o lance pelo valor mínimo e não apareceu outro interessado. Deu tudo certo e paguei um valor cerca de 3% mais baixo que o de mercado.

Mas ainda restava a segunda sala. Dois anos depois, ela foi a leilão. Entrei na disputa novamente, dessa vez pela internet. Mais experiente, não tive pressa para fechar o negócio. Fui cauteloso e esperei as pessoas darem seus lances primeiro. Nos últimos segundos, dei o meu, que foi o vencedor. Paguei 15% menos que o valor de mercado.

Minha experiencia foi muito boa. Como eu já ocupava os imóveis, não tive de correr atrás de desocupação e nem fazer reformas. Já estava tudo pronto. Para quem nunca participou, eu recomendo estudar o ramo de leilão com antecedência e conhecer todas as condições do lote de seu interesse. Quando você entende o mercado, tem muitas oportunidades de fazer um bom negócio.”

Ver comentários