Veículos

29 de março de 2018

Mitos e verdades sobre os leilões

Veículo em leilão é mais barato?

Verdade. Um veículo arrematado em leilão pode custar, entre 5% e 50% menos que o preço de tabela. Depende muito do estado físico, marca, ano e modelo.

Todo veículo leiloado sofreu alguma colisão?

Mito. Os veículos de leilão podem ser de frotas, recuperados de financiamento, processos judiciais e seguradoras. Dessa forma podemos encontrar veículos seminovos e com baixa quilometragem.

Qualquer pessoa pode comprar um veículo em leilão?

Verdade. No passado, muita gente acreditava que leilão era voltado apenas para compradores profissionais. Isso nunca foi verdade – e menos ainda após as vendas pela internet, que ampliaram o acesso aos leilões. As chances são as mesmas para o comprador experiente e o iniciante; assim como são iguais também para quem compra pela internet e quem participa pessoalmente. Todos os veículos são divulgados e expostos a visitação previamente e terão sua disputa mais democrática possível. Quem der o maior lance e o leiloeiro bater o martelo ganha.

Não é possível fazer seguro de veículo comprado em leilão?

Mito. O fato de o veículo ter sido comprado em leilão não impede o seguro. Algumas seguradoras são cautelosas apenas em relação a veículos recuperados de sinistro, exigindo vistoria especial para verificar a qualidade do conserto. Dependendo da situação do veículo, algumas não fazem seguro e outras estabelecem um teto de indenização pouco abaixo do valor de tabela.

O documento do veículo registra que o bem foi adquirido em leilão?

Mito. Não há qualquer menção no documento de rodagem ou no documento de compra e venda de que o bem foi adquirido em leilão. Somente veículos com avarias de média monta, por conta dos danos que sofreram, ficam com a observação “recuperado de sinistro” expressa no documento, junto com o número do laudo do Inmetro garantindo a qualidade do conserto.

Todos os débitos são informados antes da compra?

Verdade. A compra em leilão é transparente. Antes de dar o lance, o comprador tem todas as informações sobre o estado geral do veículo, se há dívidas e a situação da documentação. Caso apareça qualquer dívida que não tenha sido informada a empresa vendedora se responsabiliza pelo seu pagamento.

Ouça o boletim da rádio Eldorado sobre o assunto:

Ver comentários