Veículos

22 de março de 2018

Confira recomendações para fazer bons negócios

Comprar veículos em leilão é uma transação segura. Você sabe com antecedência a origem do bem, conhece seu estado geral e tem todas as informações referentes a ele. Mas existem alguns detalhes importantes que aumentam ainda mais as chances de fazer uma boa compra. Conversamos com Moacir De Santi, leiloeiro oficial da Sodré Santoro, que listou o que você deve observar antes de participar de um leilão.

Defina o tipo de veículo

Saber que tipo de veículo atende melhor a sua necessidade irá facilitar a busca. Se você procura algo com mais potência, os esportivos podem ser a melhor escolha. Precisa de um veículo confortável para a família, as peruas, os sedãs ou as SUVs representam boas opções.

Selecione modelos de interesse

Em leilões é possível encontrar todo tipo de veículo, desde leves até produtos pesados, como guindastes e caminhões. Após definir qual atende melhor a sua necessidade é preciso escolher os modelos para concentrar sua procura. No site da Sodré Santoro, por exemplo, você encontra um campo com os diversos ofertas disponíveis.

Pesquise o valor de mercado

Vale consultar a tabela FIPE, que mostra os preços médios de veículos, e usá-la como parâmetro para decidir o quanto desembolsar, levando em conta possíveis avarias e outras despesas.

Determine até quanto quer gastar

Munido com o valor da tabela é mais fácil calcular até quanto deve chegar seu lance. Antes de entrar em uma disputa, determine qual é o valor máximo que tem para gastar por aquele veículo. Claro que a ideia é arrematar por um preço mais baixo, mas com essa referência em mãos você não corre o risco de entrar numa briga lance a lance e acabar gastando mais do que imaginava.

No leilão os veículos acabam saindo com desconto, isso aumenta seu poder de compra e pode ser uma oportunidade para conseguir arrematar um veículo mais novo e mais completo do que você conseguiria nos canais convencionais de venda de usados.

Escolha mais de um veículo

Ficar limitado a apenas um veículo pode não ser uma boa estratégia – você pode acabar indo longe demais com os lances ou se frustrar se não conseguir arrematá-lo. O ideal é escolher dois ou três veículos. Assim, se o primeiro não der certo, você ainda terá outras oportunidades. E lembre-se: na Sodré Santoro, de segunda a sábado, são colocados em leilão cerca de 300 veículos por dia. Pela internet, você tem acesso a todas as novas ofertas e pode filtrar a busca de acordo com o seu interesse. (Saiba mais aqui)

Leia atentamente o edital

O documento está disponível no site da Sodré Santoro e também é distribuído no dia do leilão. Além das informações de todos os veículos que serão leiloados no dia, o edital contém informações importantes como os custos a serem pagos, incluindo os 5% de comissão do leiloeiro, despesas administrativas e alguma pendência ou débito. O leiloeiro  também lê e explica as condições de venda do bem antes do leilão.

Faça a visitação prévia

Os veículos ficam à disposição dos interessados para uma visita prévia. O pátio da Sodré Santoro, em Guarulhos (SP), abre às 8h para que todos olhem os lotes que serão leiloados no dia. Caso o veículo esteja em outro local, constará no edital os detalhes dessa visitação. Se o veículo que você quer comprar necessita de reparos, é importante que você tenha um orçamento aproximado de quanto irá gastar para deixá-lo em boas condições. Assim você se sente mais confiante com a compra. (Saiba mais aqui)

Consulte a origem do bem

Os veículos vendidos em leilão são provenientes, principalmente, de seguradoras, financeiras e renovação de frota. Cada origem confere características próprias ao veículo. (Saiba mais aqui)

Entenda a classificação das avarias

Os veículos provenientes de seguradoras são chamados de sinistrados. Ou seja, passaram por algum sinistro. As avarias são classificadas em: pequena, média e grande monta. Os de pequena monta sofreram danos leves e após reparados não apresentam anotações no documento. Os veículos de média monta sofreram danos maiores e apresentam no documento a descrição de que foram recuperados de sinistro. Já os de grande monta são veículos irrecuperáveis, destinados apenas para venda de peças e reciclagem. A compra desse tipo de veículo é restrita a empresas cadastradas pelo Detran. Verifique essa informação na descrição do leilão. (Saiba mais aqui)

Conheça o lance automático

Quem participa pela internet pode programar previamente seus lances, até um determinado valor. Com isso o sistema envia automaticamente seus lances para o lote escolhido até que o interessado saia vencedor ou atinja o valor máximo estipulado. (Saiba mais aqui)

Entenda o lance condicional

Pode acontecer de o maior lance dado no leilão ficar abaixo do mínimo estabelecido pelo proprietário do bem. Nesses casos, ocorre o chamado lance condicional: a venda do lote fica em condicional e a proposta é enviada ao vendedor, que pode aceitar, rejeitar ou fazer uma contraproposta. Quando um lote fica em condicional é uma grande oportunidade para quem compra, pois significa a oportunidade de arrematar o lote por um valor abaixo do mínimo estipulado inicialmente pelo vendedor. (Saiba mais aqui)

Durante o pregão

Quando chegar a hora do leilão, preste muita atenção em todas as informações fornecidas pelo leiloeiro. Ele vai informar as condições da venda e outros dados importantes contidos no edital. Procure dar seus lances com tranquilidade, dentro dos limites estabelecidos anteriormente. Não se sinta frustrado se não vencer a disputa nem desista. Todos os dias há boas oportunidades nos leilões. Se vencer, comemore o bom negócio.

Pós leilão

Caso seu lance tenha sido o vencedor, você deve fazer o pagamento e providenciar a retirada do veículo nas datas previstas no edital. Depois, deve aguardar a chegada do documento em seu nome e pronto: já pode aproveitar seu novo veículo.

Ouça o boletim da rádio Eldorado sobre o assunto:

Ver comentários