Veículos

28 de fevereiro de 2018

Como funciona a visita a um veículo que será leiloado

Você pode comprar um veículo em leilão sem sair de casa. Tudo pode ser feito pela internet: ler a descrição do bem, ver as fotos, dar os lances e fazer o pagamento. Mas os especialistas recomendam, sobretudo para quem não tem muita experiência com a compra de automóveis, visitar o veículo antes do leilão para conferir pessoalmente o seu estado. Se possível, levando um mecânico ou alguém experiente para ajudá-lo nesse momento.

Os veículos ficam disponíveis para visitação em um período específico. No caso da Sodré Santoro, maior casa de leilões do País, eles podem ser vistos no próprio dia do pregão, a partir das 8h. A data, o horário e o local são informados no site da organização e no catálogo distribuído em seus pátios. O maior fica em Guarulhos, na Grande São Paulo, e abriga milhares de veículos. Diariamente, são leiloados em média entre 250 e 300.

A visita é especialmente importante no caso de automóveis com avarias. “Se tem interesse em um veículo sinistrado, é fundamental estimar o gasto com as peças e o conserto para saber até que ponto o negócio vale a pena”, aconselha Moacir De Santi, leiloeiro oficial da Sodré Santoro.

Os visitantes fazem uma avaliação externa – lataria, pintura, rodas, pneus e outros detalhes – e podem também abrir o capô para observar o estado do motor e de outros componentes mecânicos. Não é permitido ligar nem entrar no veículo. Porém em casos em que os vendedores comunicam algum problema grave no motor ou câmbio, essa informação é passada aos possíveis compradores, tanto na descrição detalhada no site quanto no catálogo do leilão.

Após a visita, o interessado pode optar por disputar o veículo pela internet ou, se estiver no pátio em que ocorrerá o leilão, aguardar até o horário previsto para a venda. Os leilões normalmente acontecem de segunda a sexta, a partir das 11h, e sábados a partir das 9h15.

Ouça o boletim da rádio Eldorado sobre o assunto:

Ver comentários