Veículos

21 de fevereiro de 2018

Internet facilita escolha do veículo ideal

Todos os dias são leiloados milhares de veículos no Brasil. Para cada perfil de comprador, sempre existem boas opções. Mas como encontrá-las? Antigamente, a necessidade de ir pessoalmente às principais casas de leilões durante diversos dias até achar o produto certo tornava essa tarefa extremamente difícil, quando não inviável. Com a internet, tudo ficou muito fácil.

A Sodré Santoro, principal organização de leilões do País, é um exemplo. No mercado há quase 40 anos, desde 2002 ela atua com pregões online e oferece os mesmos bens tanto para quem participa da negociação pessoalmente, em seus pátios de Guarulhos, Ribeirão Preto, Monte Mor, Bauru e Curitiba, quanto para a compra pela internet. O internauta acompanha o leilão ao vivo e compete em pé de igualdade com quem está no auditório.

“A internet trouxe grandes benefícios para o sistema de compra e venda por meio de leilões”, afirma Flavio Cunha Sodré Santoro, leiloeiro oficial e à frente do marketing e da TI da Sodré Santoro. “Antes, os lotes ficavam praticamente restritos a quem morava em São Paulo. Hoje, estão disponíveis para interessados de todo o Brasil.” Para se ter uma ideia do sucesso desse modelo, atualmente mais de 85% dos negócios são arrematados pela internet.

Filtros de busca

Fazer a pesquisa online é simples até para quem não tem familiaridade com o mundo virtual. No site da Sodré Santoro, você encontra alguns itens em destaque que serão leiloados nos próximos dias ou horas. À esquerda, aparece um primeiro menu com o tipo do bem (veículos, sucatas, materiais, imóveis e judiciais) e, abaixo dele, uma série de filtros para você ir refinando a busca até chegar ao produto que procura. No caso dos veículos, as opções são as seguintes:

  • Categoria: permite escolher o tipo (caminhão, carro, moto, ônibus, van, utilitários leves ou pesados).
  • Origem: indica se o veículo é de frota, financiamento, lojista, seguro, entre outros.
  • Sinistro: você pode optar apenas por veículos sem sinistro ou com danos de pequena ou média monta (linkar para a matéria sobre veículos sinistrados)
  • Vendedor: permite selecionar pelo nome da organização proprietária.
  • Marca, modelo, ano de fabricação, quilometragem.
  • Combustível: gasolina, etanol (álcool), diesel ou flex.
  • Câmbio: automático, manual, semiautomático.
  • Opcionais: filtra itens como ar-condicionado, kit-gás, blindagem e direção hidráulica.
  • Local do lote: Informa o lugar em que o veículo se encontra, como os pátios de Guarulhos, Bauru, Curitiba, Monte Mor e Ribeirão Preto da Sodré Santoro e outros.

Outro dado valioso que o site oferece é o interesse que cada lote vem despertando. A lista com os resultados da pesquisa informa quantas pessoas já visitaram a página, quantas deram lances prévios para e qual a maior oferta feita até aquele momento. Ao abrir a página do bem, é possível saber também os valores e os nomes de quem deu os quatro últimos lances.

No dia marcado, o internauta acompanha o leilão ao vivo e pode continuar dando lance até a batida do martelo. “O sistema foi tão bem aceito pelo público, que muitos compradores fazem tudo pela internet”, conta Flavio Sodré Santoro. Ele recomenda, no entanto, que, sempre que possível, o interessado faça a visita prévia para avaliar os lotes do seu interesse – principalmente quem tem menos experiência com compra de veículos.

Ouça o boletim da Rádio Eldorado sobre as formas de pagamento:

Ver comentários