Mercado de leilões

24 de janeiro de 2018

Saiba o que é e como funciona o lance condicional

Os vendedores de bens que vão a leilão geralmente estipulam um preço mínimo para a venda. Quando a maior oferta recebida fica abaixo desse valor, ocorre o chamado lance condicional. A proposta é recebida pelo leiloeiro e enviada para o vendedor, que pode aceitá-la, rejeitá-la ou fazer uma contraproposta.

Quando isso acontece, quem deu o lance precisa esperar a resposta do vendedor, que geralmente é rápida. Alguns acompanham o leilão e respondem no mesmo dia, e outros em até dois dias úteis. Se ele aceitar, tudo segue normalmente: o comprador faz o pagamento e recebe o bem conforme as condições previstas no edital. Caso o vendedor envie uma contraproposta, cabe ao interessado dizer se a aceita ou não. Já se o dono do bem simplesmente rejeitar a oferta, a negociação não se concretiza.

O objetivo do lance condicional é facilitar a negociação, permitindo que o vendedor e o interessado na compra encontrem um valor bom para as duas partes. De qualquer maneira, é importante, antes de participar de qualquer leilão, consultar as informações e os prazos sobre o lance condicional nas condições de venda.

O interessado fica sabendo na hora que seu lance é condicional. Caso esteja participando do leilão presencialmente, é consultado e pode optar por esperar a resposta da empresa vendedora ou desistir do negócio.

Mas o negócio tende a ser concluído. Segundo o leiloeiro oficial Moacir De Santi, da Sodré Santoro, em 90% dos casos a venda é efetivada, ou seja, o vendedor aceita a proposta do participante, e o negócio segue como de costume, prosseguindo para o pagamento e a retirada do bem.

Ouça o boletim da rádio Eldorado sobre o assunto:

Ver comentários