Mercado de leilões

10 de janeiro de 2018

Como participar de um leilão

Seja na forma presencial, seja online, participar de um leilão é simples. Mesmo assim é preciso ficar atento a alguns detalhes. O primeiro passo é se informar sobre os dias, horários e tipos de produtos que serão leiloados. Em se tratando da casa de leilões Sodré Santoro, a informação é divulgada em anúncio no jornal Estado de S. Paulo todas as quintas-feiras, nos classificados, e aos domingos, no caderno de oportunidades, e está disponível também no

O site traz todas as informações referentes aos bens, como, no caso de veículos, origem, marca/modelo, combustível, câmbio, onde será realizado o leilão e onde se encontram os veículos. “O veículo pode estar em algum dos nossos cinco pátios ou em outro local definido pela empresa vendedora”, explica Moacir De Santi, leiloeiro oficial da Sodré Santoro.

Independentemente da sua forma de participação – presencial ou online –, como os veículos são vendidos no estado em que se encontram, é importante fazer uma visita para vistoriar as suas condições. E você pode levar um mecânico ou funileiro para ajudá-lo nessa avaliação. Se a opção é participar presencialmente, a visita pode ser feita no mesmo dia do leilão, a partir das 8h.

Cheque para garantir o sinal

Para arrematar um veículo presencialmente, é preciso apresentar documento pessoal com foto e possuir cheque para garantir o sinal de 20% do valor (cheque caução de 15% para o vendedor e 5% da comissão do leiloeiro). O cheque é devolvido assim que você pagar o boleto com o valor total da transação, incluindo despesas relacionadas com a natureza do bem e aquelas decorrentes da guarda e conservação do veículo, que são previamente anunciadas, além da comissão do leiloeiro. O boleto pode ser pago em qualquer instituição financeira.

Quem compra em leilão usa seu cheque ou de sua empresa. Para comprar em nome de alguém ou utilizar cheque que não esteja em seu nome, o interessado deverá estar munido de procuração específica para a compra. Quando se tratar de pessoa jurídica, deverá anexar cópia do contrato social que lhe dá os poderes para fazer esse tipo de negociação. Se o seu nome não aparecer no documento, também será necessária uma procuração que o autorize.

Cadastro pela internet

Para participar online é bom se planejar com, pelo menos, dois dias de antecedência. O interessado deverá acessar o site da Sodré Santoro e preencher um cadastro com seus dados pessoais. Também deverá enviar cópia dos seus documentos pessoais, via web, para completar o processo, o cadastro é inteiramente gratuito. Depois disso, terá um login e uma senha para acessar o sistema, dar lances e participar.

É fundamental ler o edital que contempla as condições de venda, pagamento e os detalhes do bem que se deseja arrematar. Lá você encontra também as informações sobre o produto (marca/modelo, ano, se o bem possui débitos, estado geral etc.). Além de todas as informações contidas no edital, a visita física é sempre recomendada, pois as imagens disponíveis no site são meramente ilustrativas.

O site da Sodré Santoro possui todos esses dados. É só clicar em “ver condições de venda”, depois que você entrar na página com seu login e senha. Para quem vai participar presencialmente, basta pegar o catálogo que é distribuído horas antes do leilão. Todos os itens do edital também são lidos pelo leiloeiro antes de iniciar os procedimentos. “O processo é bem transparente”, afirma o leiloeiro Moacir De Santi.

Ouça o boletim da rádio Eldorado sobre o assunto:

Ver comentários