Os livros de história nos lembram que, no passado não muito distante, para se deslocar de um ponto a outro não havia muitas opções além de usar tração animal ou a força das próprias pernas. Com o passar do tempo, tudo mudou. Os aglomerados urbanos foram se tornando cada vez mais adensados, e a constante evolução do transporte facilitou o deslocamento de longas distâncias. Nas grandes cidades, as vias passaram a ficar congestionadas. E novas soluções precisaram ser inventadas para também reduzir o caos gerado pelo excesso de veículos nas metrópoles. Confira uma breve história da evolução da mobilidade urbana – do primeiro ônibus no Rio de Janeiro aos Veículos Leves sobre Trilhos (mais conhecidos como VLTs).

1817 – O PRIMEIRO ÔNIBUS

Surgiu no Rio de Janeiro em 1817, quando dom João VI concedeu a um sargento-mor da Guarda Real e barbeiro do rei uma concessão para explorar duas linhas de transporte de pessoas que faziam o percurso Praça XV-Quinta da Boa Vista e Praça XV- Fazenda de Santa Cruz. O veículo tinha quatro rodas e era puxado por quatro cavalos ou mulas.

1859 – SURGEM OS BONDES

O primeiro sistema de bondes começou a circular de forma experimental no Rio de Janeiro em 1859. Movido a burros ou mulas, o serviço contou na sua inauguração com a presença de dois passageiros ilustres: o imperador dom Pedro II e sua esposa. Em 1862 a força animal foi substituída pelo vapor.

1872 – Força animal

Em 1872, em São Paulo, tinha início a operação dos bondes com tração animal.

1890- BONDES ELÉTRICOS

Em 1890, a cidade passou a operar a primeira linha de bonde elétrico, que partia do Largo São Bento e seguia pelas ruas Líbero Badaró e São João em direção à Barra Funda.

1908 – ÔNIBUS A GASOLINA

Em celebração aos 100 anos da abertura dos portos por dom João VI, em 1908 foi inaugurado o primeiro serviço regular de ônibus a gasolina do Brasil. Os veículos circulavam pela Avenida Central, hoje Rio Branco, no Centro do Rio.

1927 – O FAMOSO BONDE CAMARÃO

Foi o modelo mais conhecido a circular pelas ruas da capital paulista. Produzido a partir de 1927, era pintado de vermelho, daí a origem de seu apelido. Pesava 18 toneladas, era fechado e comportava até 51 passageiros sentados. Os bondes pararam de circular em 1968. O último deles era um Camarão, que fazia a linha de Santo Amaro.

1949 – BONDES DE BELO HORIZONTE

Em Minas Gerais, em 1949, os bondes já começaram a circular pelas ruas de BH movidos a tração elétrica, sem a fase anterior dos veículos puxados por burros ou cavalos. Essencial para o transporte da população, o serviço demorou a se desenvolver por conta da falta de energia elétrica em épocas de seca.

1949 – TRÓLEBUS

Em 1949, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) de São Paulo implantou o sistema trólebus com 30 veículos importados dos Estados Unidos e da Inglaterra.

1960 – TROLLEYS DE RECIFE

Inaugurado em 1960, o serviço de transporte por trolleys era feito, no início, por modelos de um fabricante americano. A partir de 1962 foram adquiridos novos carros, já de produção nacional.

1970 – A CHEGADA DO METRÔ

No início da década de 1970 começaram as obras da linha Norte-Sul. Em 1974 foram inauguradas as primeiras estações. Posteriormente, foram abertas as linhas Vermelha (1979), Verde (1991), Lilás (2002), Amarela (2010) e Prata (2014).

1974 – PRIMEIRO BRT NO MUNDO É BRASILEIRO

Em Curitiba, entrou em operação em 1974 o primeiro Bus Rapid Transit (BRT). Batizado de Rede Integrada de Transporte, o sistema acabou inspirando várias iniciativas semelhantes no mundo todo.

1984 – ÔNIBUS A GÁS METANO

Em 1984 começou a operar, em São Paulo, a primeira linha movida a gás metano, no sentido Ceasa-Lapa.

1992 – NASCE A CPTM

Em 1992, surgiu a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), assumindo antigos e obsoletos sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e pela Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa). Hoje, as seis linhas operadas pela CPTM representam importante alternativa para a mobilidade de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo.

2001 – Bikes compartilhadas

O serviço de bicicletas no Rio de Janeiro foi o primeiro no Brasil, lançado em 2001. Hoje, as estações de bikes compartilhadas estão em 12 cidades brasileiras.

2004 – O BILHETE ÚNICO

Em 2004, foi lançado um cartão de plástico com um chip interno que permitia ao passageiro utilizar quantas conduções fossem necessárias para cumprir seu trajeto, dentro de um período de até duas horas, com o pagamento de apenas uma tarifa. Atualmente, o Bilhete Único de São Paulo está limitado a quatro viagens durante três horas, podendo ser usado no Metrô e na CPTM.

2010 – MAIS UMA LINHA DE METRÔ

A Linha 4-Amarela começou a operar em 2010 com a abertura das estações Faria Lima e Paulista. Em 2011, foram inauguradas Butantã, Pinheiros, República e Luz. Em abril passado foi entregue aos usuários a estação Oscar Freire.

2012 – CARROS NA PALMA DA MÃO

Em 2012, a 99 concluiu a primeira corrida de táxi por smartphone.

2016 – VLT começa a funcionar no Rio de Janeiro

Em maio de 2016, pouco antes dos Jogos Olímpicos, foi inaugurado o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em um trecho de 18 km ligando a Rodoviária ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro.

2016 – MOTORISTAS PARTICULARES

Em 2016, a 99 lançou o serviço 99Pop, de intermediação de carros particulares.

2018 – CARROS ELÉTRICOS

Em janeiro de 2018, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu junho deste ano como prazo final para publicar a regulamentação sobre uso e circulação de carros elétricos no Brasil.