Em um cenário cada dia mais competitivo, no qual a busca por produtividade está atrelada também à redução de custos, a tecnologia tem um papel fundamental. É uma aliada dos colaboradores que desejam melhorar sua performance, e dos empreendedores que perseguem resultados sólidos no mercado. E, ao contrário do que se pode imaginar, não são apenas as grandes organizações que entraram nessa corrida.

Estudo conduzido pela consultoria IDC mostra que mais de 39% das pequenas e médias empresas (PMEs) concordam que a participação na economia digital será essencial para sua sobrevivência nos próximos 3 a 5 anos. Mas como um pequeno negócio pode usar a tecnologia a seu favor? Confira:

Invista em soluções que otimizam o trabalho

Imagine que você é dono de uma prestadora de serviços com cinco funcionários. A empresa está crescendo e, aos poucos, a demanda também aumenta, mas você ainda não tem os recursos para contratar mais profissionais, por exemplo. Converse com seus colaboradores para entender quais as principais dificuldades da rotina e procure por ferramentas que podem otimizar o trabalho. Um software ou um aplicativo pode transformar o jeito de trabalhar da sua equipe e aumentar a produtividade.

O Microsoft 365 Business, por exemplo, reúne recursos de algumas ofertas da Microsoft em uma solução desenvolvida para pequenas e médias empresas. Usando o Office 365 e o Windows 10, ele foi criado para clientes com pouco (ou nenhum) recurso de TI na equipe. Na mesma plataforma, os colaboradores podem acessar arquivos por meio de aplicativos do Word, Excel e outros, conectar-se a clientes e colegas, gerenciar arquivos de qualquer lugar e inclusive trabalhar neles offline, caso estejam sem conexão Wi-Fi. Depois, é só sincronizar. Além de ter as melhores ferramentas de produtividade, a vantagem do Microsoft 365 Business é que ele conta ainda com soluções de segurança para proteger os dados da empresa.

Incentive a mobilidade

De acordo com um estudo divulgado pela empresa Polycom, 26% das empresas brasileiras já incentivam ou pelo menos consideram permitir que seus funcionários trabalhem remotamente, usando seus próprios equipamentos. O que isso pode trazer de benefícios? O mais evidente é a possibilidade de resolver as demandas de qualquer local, com todos os tipos de dispositivo. Isso economiza tempo dos colaboradores, que pode ser utilizado em outras tarefas.

Outra vantagem é a redução de custos com espaços de trabalho (aluguel de salas, compra de imóveis), e a flexibilidade de horários dos colaboradores, que estão aptos a realizar suas tarefas em horários diversos, podendo agilizar seus cronogramas conforme atendem as demandas.

Reforce a segurança

Talvez por ser pequeno, você pode achar que está livre de ameaças do mundo digital, mas não é bem assim. Se um computador está conectado à internet, ele pode sofrer algum ataque virtual, em forma de invasão ou de criptografia de arquivos, por motivos concretos ou apenas por diversão dos hackers. É muito difícil prever quando um ataque acontecerá. Por isso, reforce a segurança das suas redes.

Coloque seu negócio na nuvem

Esse é o ambiente onde você pode reunir todas as ferramentas necessárias para que o aumento de produtividade aconteça: é por meio dela que os colaboradores acessam os sistemas internos da empresa pelos seus celulares, por exemplo. É também na nuvem que ficam armazenados os serviços e aplicativos de desenvolvimento de produtos, de atendimento aos clientes e de operação do negócio: pastas de arquivos, softwares de planejamento, orçamentos, planilhas de logística, etc. Integrar os recursos da empresa em um único espaço torna o dia a dia de trabalho mais prático, seguro e ágil.