Se você é um empreendedor atento ao mercado, provavelmente já percebeu que a tecnologia é hoje o foco de investimentos da maioria das empresas. Cerca de 30% das pequenas corporações (e 48% das médias) acreditam que apostar no mundo digital é essencial para qualquer setor se manter competitivo. Os dados são da pesquisa Brazil Small & Medium Business: ICT & Cloud Services Tracker Overview.

O mesmo estudo indica que os investimentos em tecnologia das PMEs brasileiras vão saltar de US$ 48 bilhões em 2016 para US$ 63 bilhões até 2020. Dentro desse cenário, as soluções baseadas em computação em nuvem e mobilidade crescem três a sete vezes mais rapidamente. Mas quais vantagens elas trazem para o negócio?

Trabalhar pelo celular, resolver as demandas da empresa diretamente pelo aparelho, e acessar todos os arquivos só é possível com investimento na tecnologia certa. E as empresas sabem disso. Por isso, a nuvem é a grande aposta do mundo corporativo. Ela é a solução que reúne os recursos para que isso funcione: é em cloud que uma organização pode armazenar seus dados, desenvolver serviços digitais, criar novos projetos, utilizar aplicativos de videoconferência para ter reuniões com clientes, etc.

As empresas que já utilizam a nuvem usam o recurso principalmente para operações de TI (63%), operações em geral (36%), marketing e vendas (34%), atendimento ao cliente (34%) e finanças (32%), conforme uma pesquisa da PwC. Esse espaço virtual ajuda a otimizar processos nos diversos setores de uma organização, e é também por isso que os pequenos negócios enxergam na tecnologia uma aliada: é mais eficaz e mais barato investir em uma única solução que reúna todos os recursos necessários para que a empresa funcione.

O Azure, da Microsoft, é um desses exemplos. Reúne serviços de nuvem que os desenvolvedores podem usar para criar e gerenciar aplicativos, e também oferece ferramentas de suporte para o negócio se tornar cada dia mais inovador. É possível, por exemplo, criar campanhas de marketing digital personalizadas para dialogar com as necessidades de cada cliente, e simplificar os processos de testes, que podem ser feitos virtualmente, ainda quando o produto ou serviço está sendo desenvolvido.

A parceria entre nuvem e mobilidade
Outro ponto-chave do investimento em tecnologia está na mobilidade. Isso traz mudanças significativas para a rotina de trabalho. Colaboradores têm mais flexibilidade para resolver suas tarefas, já que não precisam necessariamente estar na empresa para entregar suas demandas. Ao mesmo tempo, isso cria ciclos de produtividade maiores, já que problemas pontuais e pedidos de clientes podem ser resolvidos de qualquer local.

Um estudo da Dell sobre a força do trabalho remoto em 12 países mostrou que, no Brasil, 56% dos profissionais podem fazer home office. Desse montante, 69% trabalham em casa por até 25% das horas semanais. As vantagens não se estendem apenas aos resultados da empresa: 49% dos participantes da pesquisa disseram sentir menos estresse, 45% dirigem menos, 33% dormem mais e 52% têm mais tempo para a família. O estudo apresenta ainda outro dado relevante: 54% dos brasileiros se consideram mais produtivos ao trabalhar em casa.

É por isso que investir em mobilidade é uma tendência crescente nas empresas: ela é benéfica para o negócio e para seus colaboradores.