A busca por eficiência nos negócios está mais diretamente ligada à tecnologia do que nunca. Seja reduzindo custos, seja se comunicando melhor com clientes e fornecedores ou aumentando a produtividade, os casos de sucesso no mundo empresarial comprovam que estar atualizado com as inovações – cada vez mais rápidas e surpreendentes – faz a diferença para se manter competitivo.

Cerca de 40% das pequenas e médias empresas (PMEs) veem a participação na esfera digital como elemento decisivo para seu sucesso em um período de até cinco anos, segundo pesquisa da consultoria IDC. No entanto, por ser um terreno bastante especializado, a tecnologia pode trazer preocupações para quem é empreendedor. Essa é a hora de buscar um parceiro para trazer soluções com segurança e confiabilidade.

Expansão planejada

A Padaria Real, de Sorocaba (SP), é um exemplo disso. Criada em 1957, a empresa cresceu muito nos últimos anos devido à informatização. A expansão, foi preciso aprimorar algumas das ferramentas usadas para a operação. “Necessitávamos interligar as lojas usando novas tecnologias, novas ferramentas mais eficazes”, diz Rosângela Proença, responsável pela TI da padaria.

A maior dificuldade estava no uso dos e-mails. Álvaro Wachtler, administrador da Padaria Real, lembra que os funcionários tinham dificuldade com as quedas constantes no serviço, além das perdas de informações decorrentes disso.

A solução chegou por meio da Combina, empresa especializada em produtos para a nuvem. Aparceira da Microsoft levou à Padaria Real o Office 365 Business Premium, versão do pacote Office voltado para pequenas empresas. Além do serviço de e-mail, a empresa passou a usar o sistema OneDrive para transferir o armazenamento de arquivos dos notebooks para a nuvem.

“Uma das nossas preocupações era a migração da conta anterior”, relembra Rosângela. “Tínhamos bastante medo de perder essas informações, mas a mudança foi muito mais tranquila do que a gente imaginava, a implementação foi perfeita”, afirma ela, que destaca a estabilidade e a segurança como os principais ganhos com os novos sistemas.

O cuidado com segurança é fundamental para os empreendedores das PMEs. Os pequenos negócios são alvo de 43% dos ciberataques no mundo, de acordo com um estudo publicado no Harvard Business Review. No Brasil, segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), esse número pode chegar a 63%. Por isso, especialistas indicam que o melhor é investir em ferramentas protegidas por default, como é o Office 365.

Redução de custos

A nuvem já é uma realidade para as empresas de todos os portes. Ela é o espaço virtual onde se armazenam e organizam dados e se utilizam softwares, sendo o passo adiante dos servidores físicos e HDs que dominavam os ambientes de TI até alguns anos atrás. A previsão é que os investimentos nas estruturas em nuvem cheguem a US$ 71 bilhões daqui a dois anos, contra cerca de metade disso até um ano atrás.

Pelas inúmeras possibilidades que ela apresenta, é importante o empreendedor ter em mente os problemas que ele pretende resolver com a nuvem. No caso da Destilaria Santa Inês (DSI), localizada em Sertãozinho (SP), a demanda era acabar com a defasagem de equipamentos e a necessidade de manutenção constante nos servidores físicos. A LGTi, empresa que presta serviços de infraestrutura, encontrou a solução no Azure, plataforma da Microsoft destinada à execução de aplicativos e serviços usando o armazenamento em nuvem.

De acordo com Tiago Remoto, diretor da LGTi, a maior dificuldade foi convencer a diretoria da DSI de que a nuvem era tão ou mais segura e confiável do que os servidores físicos. Mesmo assim, o sinal verde foi dado. “Levantamos necessidades, criamos o ambiente e a migração ocorreu de forma transparente em duas semanas”, afirma Remoto.

Segundo o gerente administrativo da DSI, Rodrigo Pontes Brás, a entrada na nuvem levou à empresa uma economia de 25% no departamento de TI, podendo chegar a 40% em custos indiretos, como manutenção e energia. “Estamos mais robustos e mais baratos”, diz.