10 maneiras de conciliar celebração com um estilo de vida saudável

Não é preciso se privar de um bom drinque para ter uma rotina equilibrada.

23 de fevereiro de 2018

Você está determinado a começar o ano sendo mais saudável, mas acha difícil abrir mão de tomar alguns drinques com os amigos no fim de semana? Saiba que é possível conciliar os dois hábitos.

“O importante é deixar o beber por beber de lado e alternar o momento de apreciar o álcool com práticas saudáveis. Ter uma alimentação adequada, fazer exercício físico”
Nicola Pietroluongo, embaixador da Diageo, líder mundial em bebida alcoólica premium.

Com equilíbrio, você pode combinar diferentes atividades e hábitos que lhe dão prazer. Confira 10 dicas do site DrinkIQ, ferramenta online criada pela Diageo para esclarecer a importância do consumo responsável.

“O consumo responsável faz parte do conceito de ter uma vida equilibrada. Curtir um pouco de tudo, nada em excesso”
Nicola Pietroluongo, embaixador das marcas da Diageo.

01. Beba com moderação

Beber bem não é beber muito, e consumir álcool todos os dias não é saudável. Há um limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira qual é o seu aqui. Médicos indicam esperar uma hora entre a ingestão de uma bebida alcoólica e outra, não beber de estômago vazio e evitar doses únicas (os shots). Também recomendam sempre alternar com o consumo de bastante água para evitar desidratação e outros problemas.

02. Planeje sua noite

Antes de sair, decida se vai beber, o quê e quanto e, quando estiver no local, não extrapole a meta estabelecida. Dessa maneira, você vai controlar melhor o volume de álcool ingerido. Além disso, ao se organizar previamente, tomará outros cuidados importantes, como se alimentar bem antes, levar o celular carregado caso precise de ajuda, e também se programar para nunca combinar álcool e direção.

03. Evite encher os copos com frequência

Você se irrita com garçons que já vêm repondo sua bebida antes que ela tenha acabado? Se sim, por que fazer isso com você mesmo e com seus amigos? Encher o seu copo e o dos outros a todo instante, além de ser desagradável, leva a consumir muito mais álcool. Recomenda-se fazer uma pausa entre uma bebida e outra. E vale repetir: sempre tome água para se manter hidratado.

04. Coma antes de beber

Se você consome bebida alcoólica de estômago vazio, o álcool entra em sua corrente sanguínea quase imediatamente. Quando se alimenta antes de tomar um drinque, ele é absorvido mais lentamente pelo organismo. Caso você não consiga ter uma refeição ideal antes de sair, tente comer aperitivos mais equilibrados, com proteínas, carboidratos e gorduras durante o consumo de bebida alcoólica. Não fique só nas frituras.

05. Volte para casa de táxi

Dirigir alcoolizado é um dos principais fatores de risco para mortes no trânsito. Você e seus amigos devem se programar e nunca combinar álcool e direção. Eleja um motorista da vez ou peça um táxi.

06. Pratique exercícios

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que existem muitos benefícios na prática de exercício e indica que seja feito diariamente. A atividade física inclui caminhar até o trabalho e serviços domésticos, por exemplo, além da prática planejada. Entre os 18 e 65 anos, a OMS recomenda 2h30 por semana de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de aeróbica intensa. Também é preciso fortalecer os músculos no mínimo duas vezes por semana.

07. Não beba antes nem durante a prática de exercícios físicos

Ingerir álcool enquanto joga futebol, por exemplo, está longe de ser saudável. O consumo de bebidas alcoólicas pode afetar o tempo de reação do seu corpo e também sua coordenação motora e consciência espacial. Além de atrapalhar seu desempenho em campo, a bebida ainda pode deixar você desidratado e até causar acidentes em campo. Se for praticar qualquer esporte, hidrate-se antes, durante e depois. Após o jogo e quando já estiver hidratado, você pode comemorar o resultado com um brinde com os amigos, mas com responsabilidade.

08. Mantenha uma alimentação saudável

O primeiro passo para comer melhor é evitar comida processada. Alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, ovos e carnes, ou minimamente processados, como leite, farinha e frutas secas, são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Lembre-se de moderar o uso do óleo, sal e açúcar. Também prefira comida feita em casa a alimentos como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo.

09. Tenha hobbies

Se você só vê graça em atividades que envolvem consumo de álcool, preste atenção, pois esse não é um bom hábito. Teste se você está bebendo em excesso aqui. É importante encontrar prazer em práticas como caminhar, tomar um sorvete ou um açaí com os amigos, cozinhar um prato diferente, passear com o cachorro no parque, nadar e fazer outros exercícios.

10. Opte por drinques sem álcool

Por que não escolher um coquetel não alcoólico, mesmo em um happy hour? Existem várias alternativas para aproveitar o momento e a conversa com os colegas.

Além da opção pessoal, pode haver muitos motivos para alguém escolher não beber: culturais, religiosos ou médicos. Por isso, se quem estiver com você preferir não beber, respeite a decisão da pessoa.

FONTE: DrinkIQ

Deixe um comentário