Mais de 450 mil pessoas sem dirigir depois de beber

Campanha pioneira em consumo responsável já “rodou” 4 milhões de km e incentiva a prática do “piloto da vez”

19 de fevereiro de 2018

A produtora de eventos Aline Nascimento não tinha o costume de pedir táxi para voltar da balada. Ela conta que seu hábito mudou em 2014, quando utilizou o desconto oferecido pela campanha #HojeNãoDirijo, da Johnnie Walker, uma das marcas da Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium. Como Aline, mais de 450 mil pessoas já usaram o benefício oferecido pela ação pioneira no Brasil, que tem como objetivo incentivar o hábito responsável de não dirigir após consumir álcool.

A iniciativa começou com o programa “Piloto da Vez”, inédito na época, em 2006. Durante três anos, o piloto Lewis Hamilton levou consumidores para casa na saída de eventos promovidos pela marca. Em 2011, a empresa lançou a parceria com empresas de transporte, doando quilômetros de corridas de táxi nos fins de semana. “#HojeNãoDirijo é a maior promoção de consumo responsável de bebida alcoólica no Brasil”, diz Álvaro Garcia, diretor de marketing da Diageo.

A iniciativa segue incentivando o consumo responsável usando a Fórmula 1 como plataforma. “É uma maneira poderosa de falar sobre o assunto. Serve para lembrar que na vida, como nas corridas, controle é tudo”, explica o diretor de marketing da Diageo. Por meio dos pilotos de Fórmula 1, a empresa visa conscientizar as pessoas a entregar o carro para outro motorista dirigir, caso tenham bebido.

“O sucesso do nosso negócio está totalmente conectado ao compromisso de evitar a mistura álcool e direção, o hábito de beber em excesso e o consumo por menores”, afirma Garcia.

Dirigir alcoolizado é um dos principais fatores de risco para mortes no trânsito. Cerca de um terço dos acidentes fatais em todo o mundo é causado pela associação entre bebida e direção. No Brasil, a Lei Seca, que vigora desde janeiro de 2013, acabou com a tolerância de álcool permitida a motoristas.

Mortes no Trânsito

Um terço dos acidentes fatais no mundo é causado pela associação entre álcool e direção.

  • Quilômetros de Segurança A iniciativa #HojeNãoDirijo oferece descontos em corridas de táxi há cinco anos em diversos locais do Brasil
  • 100 Voltas Ao Mundo em quilômetros de táxi doados
  • 4 milhões de km de táxi doados para consumidores de várias cidades do País
  • R$ 7 milhões investidos em doação de km de táxi

Mudança de Hábito

450 mil pessoas já utilizaram o
benefício da #HojeNãoDirijo.

Com a campanha, o número de indivíduos que chamam o táxi
quando têm a intenção de beber aumentou de 70%
para 83%
.

Após o início da ação, 90% dos usuários da
campanha pretende se locomover de táxi quando beberem.

Mais de 98% têm a intenção de recomendar e utilizar o
benefício sempre que disponível.

Deixe um comentário