Cultura para Todos – Mozarteum Brasileiro

Música, dança e histórias que inspiram

Apresentado por

Produção

Apresentado por

Mozarteum Brasileiro

Produção

TOP

Qual destes compositores famosos você seria?

Qual destes compositores famosos você seria?

  • 01. Quando criança, logo quis aprender a...
  • 02. Na sala de espera vejo alguns livros e revistas. Prefiro...
  • 03. A frase com a qual mais me identifico é...
  • 04. Quando tento conquistar alguém eu...
  • 05. Às vezes, recebo críticas porque...
  • 06. Adoraria ter um animal de estimação como este aqui:
  • 07. Tenho medo...
  • 08. Em um restaurante eu pediria...
Você é... Richard Wagner
Você é... Richard Wagner

Leitor assíduo na infância – especialmente das lendas medievais, que inspiraram parte de sua obra –, Wagner combinava autoconfiança e controvérsia. Suas posições políticas, conquistas amorosas e vestes extravagantes chamavam atenção. Era afetuoso com os cães: entre suas mascotes estava um labrador chamado Pohl. Com seus credores, nem tanto: abandonou a Alemanha – e as saladas de repolho que tanto gostava – por conta de suas dívidas.

Refazer teste
Você é... Wolfgang Amadeus Mozart
Você é... Wolfgang Amadeus Mozart

Prodígio em matemática, fã de bolinhos de fígado e apavorado quando ouvia falar em fantasmas, Mozart teve uma infância movimentada. Viajou muito pela Europa com a família, o que contribuiu para sua formação. Workaholic convicto e, às vezes, desbocado, na vida sentimental foi mais cauteloso: só se casou com Constanze, após receber por escrito a autorização do sogro. Teve entre seus animais de estimação um estorninho, cujo canto inspirou o Concerto para Piano nº 17, K453.

Refazer teste
Você é... Piotr Ilitch Tchaikovsky
Você é... Piotr Ilitch Tchaikovsky

Tchaikovsky foi um aluno exemplar. Aprendia com facilidade idiomas estrangeiros e escalas musicais. Ao compor buscava inspiração na natureza (como no balé O Lago dos Cisnes), mas não desprezava a importância do trabalho árduo. Reservado em sua vida pessoal e amorosa, escreveu muitas cartas, algumas nunca enviadas. E também tinha lá suas manias: à mesa, uma boa torta de salmão; no palco, uma das mãos sempre próxima ao pescoço, pois temia ser decapitado

Refazer teste
Você é... Frédéric Chopin
Você é... Frédéric Chopin

Chopin transitava entre o romantismo absoluto e o sarcasmo incontrolável, expressado também graças à sua habilidade precoce como desenhista. Talvez por isso reagiu com desdém quando foi apresentado à escritora George Sand, com quem se casaria alguns anos depois. Dizia-se também revolucionário, avesso aos bens materiais e temeroso quanto a ser enterrado vivo. Em casa, era mais afável: não dispensava um zrazy (espécie de picadinho polonês) e a companhia do poodle Marquis, homenageado na Valse du Petit Chien.

Refazer teste
Você é... Ludwig van Beethoven
Você é... Ludwig van Beethoven

Talento nato, Beethoven logo foi transferido pelos pais para uma escola de música. Não perdeu, contudo, o gosto pelo conhecimento: já na fase adulta, foi um dos grandes entusiastas do Iluminismo. Na vida sentimental teve altos e baixos, muitas vezes apaixonando-se por suas alunas de piano. De uma delas “adotou” Gigons, provavelmente um basset, como animal de estimação. Dizem também que não era muito pontual: só tinha pressa quando convidado para um Mac & Cheese ou sob a ameaça de uma tempestade. 

Refazer teste