Cultura para Todos – Mozarteum Brasileiro

Música, dança e histórias que inspiram

Apresentado por

Produção

Apresentado por

Mozarteum Brasileiro

Produção

TOP

Gosta de séries? Então descubra qual ópera você deveria ver

Gosta de séries? Então descubra qual ópera você também deveria assistir

Quem é fanático por séries também tem boas chances de se encantar por algumas tramas mirabolantes que inspiram o universo das óperas. Responda a este quiz e, ao final, confira por qual das nossas sugestões você poderia começar!

  • 01. Qual dessas situações costuma deixar você mais ansioso pelo próximo episódio?
  • 02. Qual destas civilizações/países lhe desperta mais curiosidade?
  • 03. Que dupla de protagonistas mais chama sua atenção?
  • 04. Qual tema secundário é capaz de mantê-lo na audiência?
  • 05. Qual desses filmes você escolheria para assistir primeiro?
  • 06. Na hora de escolher a próxima série para assistir, você prefere:
  • 07. Qual dessas falas faz você se emocionar mais?
  • 08. Qual dessas curiosidades poderia convencê-lo a ver uma série?
AGRIPPINA
AGRIPPINA

Georg F. Händel

Sinopse: Século I. Descendente de Augusto e esposa do imperador Cláudio, Agrippina, irmã de Calígula, é implacável e ambiciosa. Logo se coloca à frente de uma rede de intrigas para destituir seu marido do poder e coroar seu filho, Nero, como o novo imperador de Roma.

A obra: Sexta ópera do compositor alemão naturalizado britânico Georg Friedrich Händel (1685-1759), Agrippina estreou em dezembro de 1709, na temporada de Carnaval de Veneza. É um clássico do repertório lírico, com dezenas de montagens bem-sucedidas, a mais recente delas pela Royal Opera House, de Londres, com a mezzo-soprano Joyce Di Donato no papel-título.

Refazer teste
LES HUGUENOTS
LES HUGUENOTS

Giacomo Meyerbeer

Sinopse: França, 1572. Em meio à guerra religiosa movida pelos católicos contra os protestantes locais (à época chamados de huguenots), surge o amor entre o combatente Raoul de Nangis e a enfermeira Valentine. Eles estão em lados opostos do conflito, que culmina com o Massacre de São Bartolomeu.

A obra: O alemão Giacomo Meyerbeer levou cinco anos para compor os cinco atos de Les Huguenots. Trata-se de um dos maiores sucessos da história da Ópera de Paris, com mais de mil apresentações entre 1836 e 1903. E continua em alta: ano passado, por exemplo, foi remontada na Ópera da Bastilha, com a soprano norte-americana Lisette Oropesa como protagonista.

Refazer teste
MARIA STUARDA
MARIA STUARDA

Gaetano Donizetti

Sinopse: Fim do Século 16. Elizabeth I, Rainha da Inglaterra, recebe um pedido da Corte para que acolha a Rainha da Escócia, Mary Stuart, sua prima, então ameaçada por seus opositores. Além do impasse político, sua paixão não correspondida pelo Conde de Leicester, admirador confesso de Mary, traz consequências terríveis.

A obra: Clássico do italiano Gaetano Donizetti, Maria Stuarda, baseada no texto do dramaturgo alemão Friedrich Schiller, coloca frente a frente as duas protagonistas – algo que, segundo relatos históricos, nunca de fato ocorreu. Donizetti, por sua vez, só conseguiu apresentá-la na íntegra uma vez, em 1835, recusando-se a fazer os cortes exigidos pela censura italiana após a estreia.

Refazer teste
TRISTÃO E ISOLDA
TRISTÃO E ISOLDA

Richard Wagner

Sinopse: Após ter acolhido Tristão no campo de batalha, Isolda agora despreza-o. Contra sua vontade, ela acaba sendo escoltada pelo guerreiro até seu tio e futuro marido, Rei Marke, da Cornualha. Isolda pensa em envenená-lo, mas acaba entregando-se a uma paixão proibida e incontrolável.

A obra: Ópera em três atos do alemão Richard Wagner, “Tristão e Isolda” baseia-se na interpretação de seu compatriota Gottfried von Strassburg para a lenda medieval de origem celta. Seus acordes dissonantes chocaram ouvintes conservadores na estreia, em 1865, em Munique. Mas o tempo se encarregou em consagrá-la como um legítimo marco da música moderna.

Refazer teste