Mais foco nas pessoas e no propósito do que no lucro e nos produtos. Será que as empresas podem se adaptar a esse novo paradigma de mercado? Se quiserem conquistar e reter os melhores talentos, a resposta é sim. Este é apenas um dos impactos da chegada da geração Millennium ao mercado de trabalho.
Uma das conclusões da quarta edição do estudo Millennial Survey, realizado pela Deloitte Global, é que esses jovens estão tão interessados em saber como as empresas desenvolvem as pessoas e contribuem para a sociedade, como nos seus produtos e lucros. O resultado bate com as afirmações feitas pelos Millennials ouvidos pela Siemens e mostra o que eles esperam de seus ambientes de trabalho:
Autonomia
Os novos profissionais querem ser orientados sobre que resultado deve ser obtido com seu trabalho, mas não como fazê-lo. A nova geração preza a autonomia para experimentar novos modelos e meios de alcançar o mesmo resultado.
Propósito
Os Millennials preferem trabalhar em organizações que tenham propósito. O sentido da missão da empresa é parte da razão que os levaram a escolher o lugar onde trabalham atualmente.
Flexibilidade
A nova geração opta por menos rigidez e mais resultados. São profissionais que dão muita importância à possibilidade de mobilidade, com uso de home office, e de horários menos rígidos.
Diversidade
Esses jovens profissionais não aceitam o preconceito. É uma geração que tem na diversidade uma de suas forças e faz questão de levá-la para o ambiente de trabalho.
Reconhecimento
Apesar de ser uma geração nativa na web, ela prefere ser reconhecida por suas conquistas no mundo real e não pela imagem construída nas redes sociais.
Qualidade de vida
Mesmo concordando com o valor do trabalho, esses jovens não acreditam que este deva se sobrepor às suas vidas pessoais. Defendem o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Valores
Os valores desses profissionais permanecem os mesmos em todos os estágios de suas carreiras e isso se reflete nas decisões que tomam no decorrer do tempo.