Esqueça senhas, logins, tokens, chips e documentos. No futuro, você só precisará sair de casa com… seu rosto. O reconhecimento facial é uma solução cada vez mais popular: na hora de desbloquear o celular, fazer login no console de videogame ou marcar alguém em fotos nas redes sociais. Mas essa inovação revolucionária e segura já tem funcionalidades muito mais avançadas.

Soluções reais

O Brasil é um dos líderes mundiais no crime de evasão fiscal. A estimativa é de que o setor varejista seja alvo de cinco mil tentativas diárias de fraude. Como a tecnologia pode ajudar? Usando ferramentas como o NeoFace, da NEC (veja quadro ao lado). Enquanto documentos são facilmente adulterados, o rosto dos criminosos fica pra sempre marcado nestes bancos de dados. Há dois anos, o varejo aplica reconhecimento facial no sistema de análise de crédito, segundo Wagner Coppede Jr., Diretor de Engenharia e Soluções da NEC. “É tirada uma foto do potencial cliente e ela é confrontada com uma base de listas de interesse. Se a pessoa aparecer nelas, o crédito não será concedido”, explicou.

Outra aplicação da empresa está presente nos 14 aeroportos internacionais do Brasil. O dispositivo faz uma leitura em tempo real de todos os passageiros que desembarcam no setor aduaneiro e consegue informar para o agente da Receita Federal se há algum registro anterior de contravenção junto ao órgão.” Trata-se de um sistema nacional e interligado. É o único no mundo onde todos os aeroportos estão conectados a uma única base de dados”, disse Coppede.

Possibilidades

As mesmas funcionalidades que nos acompanham na internet com conteúdo, serviços e ofertas personalizadas para cada usuário estarão mais presentes no nosso futuro. Seja no check-in automático de um hotel que já conhece suas preferências de quarto, a sala VIP de uma companhia aérea no aeroporto ou uma tela de elevador que seleciona notícias. “Vamos reconhecer o cliente virtual em uma loja física e já saberemos suas p referências de busca para oferecer o que de fato ele quer”, disse Coppede.

O reconhecimento facial deixou de ser uma ilusão de filmes de ficção científica para se tornar uma realidade cada vez mais presente no cotidiano. Quando menos esperarmos, estaremos em um shopping totalmente automatizado, com anúncios personalizados nas vitrines das lojas, e efetuando compras em débito usando apenas nosso rosto. Pode esperar.