Você se sente seguro enquanto caminha por lugares onde há grande circulação de pessoas? Seja um aeroporto, estádio de futebol ou simplesmente na calçada de uma grande avenida, a resposta mais provável é “não”. Esta é uma realidade bem comum não só para o Brasil, mas para boa parte das cidades da América Latina, que tiveram crescimento expressivo de suas áreas urbanas, onde hoje vivem 80% de suas populações, de acordo com números das Nações Unidas.

Tecnologia: aliada na sensação de segurança

É comum que em grandes capitais, muitas vezes não preparadas para o rápido crescimento, a nossa sensação de insegurança se torne mais presente. O medo nos deixa alertas em locais com muita gente e, eventualmente, até mudamos nosso caminho em função de outros trajetos que possam parecer mais seguros. É neste ponto que a tecnologia tem feito avanços importantes lançando mecanismos mais discretos, eficazes e inteligentes.

“A sociedade, representada por governos, empresas e pessoas, tem que pensar segurança como início de qualquer plano ou projeto. A tecnologia pode ajudar na inteligência e na vigilância”, afirmou André Eleterio, diretor de marketing da NEC, empresa que desenvolve tecnologias avançadas de monitoramento para grandes ambientes, como aeroportos, estádios, autódromos e até cidades inteiras.

Já existem soluções

Em diversas circunstâncias a tecnologia de ponta foi aplicada com sucesso para a prevenção da criminalidade e prova que o monitoramento de ambientes públicos e privados acontece de forma eficiente. Wagner Coppede Jr., diretor de soluções e engenharia da NEC, citou o exemplo de cidades como Tóquio e Londres, onde a tecnologia é uma grande aliada das autoridades no combate e prevenção ao crime. “Temos sensação de segurança quando não notamos que estamos sendo vigiados.”

Sistema detecta e analisa multidões

Inúmeras inovações ajudam no controle de circulação de pessoas, como ferramentas de reconhecimento facial e até o “Crowd Behavior Detection”, capaz de reconhecer multidões e fazer análises de comportamento por meio de imagens de circuitos de TV. Uma experiência de sucesso aconteceu no distrito de Toshima, em Tóquio, onde câmeras fazem o monitoramento de seu perímetro.

Esse sistema foi instalado nas redondezas da estação de trem Ikebukuro, a segunda maior do Japão em circulação de passageiros: 2,5 milhões diariamente “Ele não só faz contagem de pessoas, mas a inteligência artificial consegue avaliar anormalidades, como fluxo inverso ou interrupção do fluxo, que pode ser fruto de algum desastre natural, terrorismo, assalto, dentre outros. Esses alertas vão diretamente para a central de comando e controle da cidade”, explica Coppede. No Brasil, a aplicação poderia ser determinante em uma praia, por exemplo, para alertar as autoridades sobre um arrastão em potencial ou mesmo em grandes vias públicas, para detecção antecipada de possíveis manifestações.

Inovações de ponta em operação no Brasil

O reconhecimento facial também tem se popularizado por sua eficácia e precisão. A própria NEC já instalou nos 14 aeroportos internacionais um sistema de reconhecimento facial juntamente com a Receita Federal. Além de reduzir o índice de evasão fiscal no setor aduaneiro, o próprio sistema retornou o investimento em dois meses ao diminuir prejuízos, além de trazer mais segurança ao País. Em 2017 foram 623 contrabandistas presos, número 49% superior em relação ao ano anterior, segundo dados da Polícia Federal.

“O grande sucesso das aplicações com análise de vídeo e imagem é fazer com que as pessoas se sintam seguras”, completou. O fato é que as desenvolvedoras de tecnologia têm cumprido seu papel de caminhar para criar soluções que auxiliem no cotidiano. Do nosso lado, resta esperar – e torcer – para vê-las cada vez mais próximas de nós.