Famoso por decorar os apartamentos mais descolados do País com seus animais de papel, o artista plástico paulistano Tico Volpato (na foto acima) encarou um desafio e tanto ao aceitar participar da exposição “Bioeconomia e Biodiverdade – O Despertar da Conscientização”, que acontece nos dias 12 e 13 deste mês, na Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Para a mostra, promovida pela Klabin – maior produtora e exportadora de papéis para embalagem do País –, Volpato teve que recriar, em tamanho real, alguns animais presentes nas reservas naturais mantidas pela companhia no Paraná e em Santa Catarina, como lobos-guarás, jaguatiricas e macacos, entre outras espécies em situação de risco. A biodiversidade das mesmas reservas também foi a inspiração do curitibano Zig Koch, um dos fotógrafos de natureza mais importantes do País, que também participa da mostra, cujo objetivo é estimular a reflexão sobre a importância da preservação ambiental e dos recursos naturais.

Imagem registrada pelo fotógrafo Paulo Giandalia em 2007

Também em cartaz na exposição estarão 14 imagens do fotojornalista paulistano Paulo Giandalia, que fez um registro do ofício dos catadores de papel na cidade de São Paulo . Entre elas, destaque para as fotos de Allan Kardec, que, 11 anos atrás, chamava a atenção nas ruas de Higienópolis por carregar, sozinho, quase 1 tonelada de papelão por dia. Nas fotos também é possível acompanhar as mudanças na vida da ex-catadora Alessandra Duarte, que conseguiu trocar a rotina dura na carroça pelo posto de contadora na Cooperativa da Baixada do Glicério, um dos maiores pontos de reciclagem da capital paulista.

A exposição “Bioeconomia e Biodiversidade — O Despertar da Conscientização” tem entrada franca e acontecerá nos dois 12 e 13 de setembro, das 9h às 18h.