Nos próximos dias 12 e 13, o prédio da Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, receberá a exposição “Bioeconomia e Biodiversidade – O Despertar da Conscientização”. Promovida pela Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do País, o evento quer estimular a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Entre os destaques da mostra estarão 20 esculturas em papel em tamanho real de animais como lobo-guará, jaguatirica e bugio. As obras, do artista plástico paulistano Tico Volpato, são inspiradas em três técnicas: origami, desenho para videogame e papercraft, e representam algumas das espécies encontradas nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural, mantidas pela Klabin no Paraná e em Santa Catarina, e no Parque Ecológico da empresa, localizado em Telêmaco Borba (PR).

Lobo-guará em papel feito por Tico Volpato

A biodiversidade das reservas também estará representada no evento nas imagens do curitibano Zig Koch. Um dos mais antigos fotógrafos ambientais em atividade do País, Koch já realizou mais de 180 mil registros da fauna e flora do Brasil, desde o início dos anos 1980.

Outro fotógrafo em cartaz na exibição é o paulistano Paulo Giandalia, que por mais de uma década registrou o ofício de catadores de papel na capital paulista. Em 2007, Giandalia fotografou a rotina de personagens das ruas durante três meses. Dez anos depois ele conseguiu reencontrar e registrar novos cliques de alguns deles.

A mostra “Bioeconomia e Biodiversidade – O Despertar da Conscientização” tem entrada franca e ficará em cartaz das 9h às 18h, na Oca do Ibirapuera, em São Paulo (SP).