A estratégia do governo de São Paulo de investir recursos em inteligência e tecnologia já se comprovou eficaz no combate à criminalidade – neste século, nenhum Estado experimentou uma diminuição tão vertiginosa nos indicadores criminais. Agora os números mostram que esse investimento representa também uma forma de otimizar o gasto público.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2017, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), “o custo da violência no Brasil atinge 5,9% do PIB, o que corresponde a R$ 372 bilhões a cada ano”. Isso significa um “imposto anual” de 1.800 reais para cada cidadão brasileiro.

Em 2016, São Paulo respondeu por 13,5% de todas as despesas do País com segurança pública. Tendo em vista que o Estado tem 21,7% da população nacional, isso corresponde ao quinto gasto per capta com segurança do Brasil. São Paulo tem ainda o segundo menor gasto com segurança em relação às demais despesas do governo, atrás apenas do Distrito Federal. Eficiência é a palavra-chave para um trabalho bem-sucedido na área de segurança.