Um dos principais papeis da educação é desenvolver nos jovens uma gama de habilidades que os ajudem a lidar com um mundo em transformação. Dentre elas, é possível dizer que a capacidade de empreender é uma das mais urgentes. Tanto no mercado de trabalho quanto no meio acadêmico, essa caraterística se tornou um pré-requisito para o sucesso. Mas como garantir um processo pedagógico formal e envolvente, abrangente o bastante para que os jovens adultos alcancem níveis de atuação práticos e acadêmicos compatíveis com suas expectativas?

De acordo com o especialista brasileiro José Dornelas, empreendedorismo significa fazer algo novo, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. E para isso não é preciso investir necessariamente em tecnologias de ponta, mas sim rever processos e aplicar novos conceitos no dia a dia. No âmbito escolar, isso não é diferente.

Mas ainda é muito difícil tornar o empreendedorismo uma realidade para a maioria das crianças e adolescentes em idade escolar. Segundo a pesquisa O Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro, feita pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, apesar do desejo dos alunos em aprender mais sobre o tema, ele ainda não faz parte da realidade da maioria. O estudo mostra, por exemplo, que 86% dos estudantes revelaram não ter passado por nenhuma qualificação sobre empreendedorismo em sua educação fundamental e média.

Outra pesquisa realizada pela ONG Endeavor mostra que as dificuldades para se aproximar do empreendedorismo também afetam a vida adulta da maioria dos brasileiros. Segundo o levantamento, 76% da população sonha em empreender e ter o próprio negócio, mas apenas 19% têm capacidade de fazê-lo num curto prazo.

Pensando em preparar as pessoas para reverter esse quadro, escolas da rede COC by Pearson tornaram como premissa investir na capacidade empreendedora dos estudantes, formando-os para inovar e se destacar. Nos colégios que utilizam o método de ensino da rede, o objetivo não é fazer o aluno entender sobre gerenciamento de negócios, por exemplo, mas sim desenvolver habilidades como otimismo, autoconfiança, coragem para aceitar riscos e protagonismo, além de resiliência e perseverança, que serão necessárias em todos os campos da vida e que são as bases para que uma pessoa possa empreender.

Da escola para a vida

Para Júlio César Peralta, diretor do grupo Peralta, foram características como essas, desenvolvidas no tempo em que cursava o ensino médio em Santos, no litoral de São Paulo, que o ajudaram a desenvolver seu tino para os negócios. Atualmente à frente de um empreendimento de sucesso, o empresário acredita que a passagem pelo colégio tenha tido um peso determinante em sua trajetória profissional e pessoal.

“Quando eu estudava no Colégio COC Universitário Santos, os professores nos instigavam ao debate, complementavam a educação que recebíamos em casa e nos colocavam para refletir sobre os aspectos críticos de cada fato”, relembra. Para ele, ponderar sobre os diversos aspectos de um problema foi um dos ensinamentos que mais estiveram presentes em sua jornada rumo ao empreendedorismo. “Aprender a me posicionar e expor minha opinião fortaleceu meu ímpeto de empreender”, afirma.

Logo após cursar o colégio, Peralta foi aprovado entre os primeiros da lista para fazer o ensino superior na Faap, em São Paulo, mas retornou à Santos, no litoral, para atuar mais próximo aos negócios da família. No início, em vez de um cargo de alto escalão, ganhou o posto de conferente. “Eu comecei em um nível baixo e tive que empreender para me destacar. Aos poucos meu perfil argumentativo, que havia desenvolvido na escola, me ajudou a colocar em pé ideias para inovar e avançar no empreendimento”.

Para o empresário, o tempo passado na escola impactou sua maneira de ser e agir. “Eu aprendi a conviver com diferentes grupos, incluindo os professores, que eram muito abertos e nos permitiam espaço para expor nossas ideias”, completa.

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Escolas que empreendem são aquelas com espaço para o estudante se destacar e aproveitar seu tempo da melhor maneira possível. Confira como os colégios estão se aperfeiçoando para que seus alunos possam desenvolver todo potencial.