Em um mercado no qual a concorrência está cada vez mais acirrada, buscar maneiras de fidelizar clientes é a principal alternativa para garantir sucesso. Manter uma equipe mais capacitada e antenada com as necessidades dos consumidores e as movimentações do mercado é a chave para isso, segundo Mateus Carneiro, do banco BTG Pactual, na entrevista a seguir.

 

Quantos profissionais detentores da certificação CFA o BTG tem no Brasil? E por que esse número vem crescendo?

 
Mateus Carneiro – Do quadro de 1.400 colaboradores no País, cerca de 10% dos profissionais possuem a certificação ou estão se capacitando para tal, tendo obtido aprovação nos níveis 1 ou 2. Desde que implementamos uma política de incentivo à obtenção da certificação, tivemos um aumento de mais de 65% de interessados e aprovados.

 

Por que o interesse do banco em ampliar profissionais com essa certificação no seu time?

 

MC – Para obter a certificação, o profissional precisa demonstrar uma alta capacidade de aprendizagem e dedicação, atributos importantes para uma instituição financeira de excelência, que busca oferecer o melhor serviço para seus clientes. A certificação também garante uma formação dentro do mais alto padrão de conduta ética.

 

Como eles se diferenciam dos demais analistas e/ou profissionais do time?

 

MC – Além de muitas competências técnicas, o profissional detentor da certificação CFA também desenvolve uma base de conhecimento ampla e estruturada em tópicos relevantes para a indústria financeira (derivativos, renda fixa e variável, estatística, entre outros). O programa do CFA deixa o profissional mais preparado para futuras oportunidades de evolução e mudança de carreira na indústria financeira.

 

Alguma área específica do banco possui um maior número desses profissionais?

 

MC – Não existe concentração em uma área específica do banco, e isso não é por acaso. O BTG Pactual opera com uma estrutura integrada, baseada em princípios fundamentais como trabalho em equipe, excelência e empreendedorismo, que promove inúmeras oportunidades de evolução de carreira e mobilidade entre áreas para todos os colaboradores. Portanto, é natural e necessário que o banco tenha profissionais capacitados em suas diferentes áreas e valorize a existência deles.

 

O banco tem alguma forma de incentivo para os profissionais tirarem a certificação?

 

MC – Sim, o banco tem uma política de forte incentivo para a certificação CFA, como parte importante de uma cultura que estimula seus colaboradores à busca contínua pela aprendizagem e pelo desenvolvimento. O BTG Pactual oferece incentivo financeiro, ao pagar pelo menos a metade dos custos de inscrição e material de estudo (aqueles que são aprovados recebem 100% do valor), além de um reconhecimento formal de seus sócios seniores.

 

*Mateus Carneiro é sócio e head global de Recursos Humanos no BTG Pactual há três anos. Ingressou no Pactual em 1997 e tornou-se sócio em 2009. Trabalhou na área de Sales & Trading, cobrindo investidores estrangeiros nos mercados locais da América Latina. Depois de três anos como business manager da área FICC, foi responsável pela integração de novas aquisições, incluindo as operações na América Latina, entre 2012 e 2016. Carneiro é bacharel em Engenharia de Produção pela UFRJ e é CFA® charterholder.