Para corretoras, bancos, gestoras de fundos e mesmo empresas com atuação fora da área de investimentos, contratar profissionais certificados traz muitos benefícios do ponto de vista da qualidade da prestação de serviço e, consequentemente, aos negócios. Caio Peres, CFA, head de expansão e sócio da XP Investimentos, e Ricardo Nardini, diretor executivo da CFA Society Brazil, listam algumas das principais vantagens de se investir nesse perfil de profissional na montagem das equipes.

 

1) Dedicação: o primeiro benefício é a garantia de se estar contratando uma pessoa determinada, organizada, que sabe planejar seu tempo e tem vontade de se destacar na carreira. Afinal, são mais de 1.000 horas de dedicação, ao longo de pelo menos dois anos e meio, para se obter a aprovação nos 3 exames do programa do CFA. “Ninguém passa nas provas sem estudar muito e sem sacrificar o tempo livre por um longo tempo. Tem de ter muita garra e determinação para alcançar a certificação”, diz Peres.

 

2) Conhecimento: conhecimento profundo do mercado e de produtos financeiros é característica dos detentores da certificação CFA. “Trata-se de uma certificação muito completa. É um carimbo de que o profissional sabe falar sobre diversos assuntos ligados a investimentos”, afirma o executivo da XP Investimentos.

 

3) Iniciativa: outro diferencial desse perfil de profissional é que ele não procurou essa certificação por ser obrigatória
ou para cumprir requisitos regulatórios. Ao buscar a certificação CFA, o profissional quer uma diferenciação em relação a seus pares de mercado. E consegue obter essa diferenciação justamente em uma certificação de distinção, considerada uma das mais difíceis e completas em finanças.

 

4) Relacionamento: no Programa CFA, o estudo dos temas de gestão de carteiras e planejamento patrimonial se baseia muito em análise de comportamento humano. Esse conhecimento ajuda muito os profissionais de private banking e corretoras.

 

5) Ética: não há dúvidas de que o código de conduta dos detentores da certificação CFA eleva o nível de atuação desses profissionais, que aderem a um conjunto de regras mais restritas do que a legislação ou regulação exigem. “Outra grande vantagem dessa certificação é que as provas trazem sempre questões práticas dentro dos temas de ética e conduta profissional, que ajudam muito no dia a dia”, completa Peres.

 

6) Informação: existe uma grande comunidade internacional de detentores da certificação CFA, com mais de 170.000 profissionais. Os associados têm acesso a eventos e publicações tanto de seus países como de outras Societies ao redor do mundo, além dos materiais desenvolvidos pelo CFA Institute, o que oferece uma base de conhecimento com atualização permanente.

 

7) Globalização: empresas que tenham ou queiram ter uma atuação global precisam contar com profissionais que apresentem conhecimentos e relacionamentos internacionais. “As CFA Societies no mundo promovem a integração e o desenvolvimento de seus membros, e o networking internacional é incentivado”, completa Nardini.

 

8) Abrangência: ao concluir o Programa CFA, o profissional se torna bastante versado em várias disciplinas relevantes de finanças e investimentos, e não apenas no setor específico em que atua. Essa formação ampla e multidisciplinar permite que o profissional tenha interação mais proveitosa com as diversas áreas de uma instituição financeira ou empresa.

 

9) Reconhecimento: clientes que trabalham com profissionais detentores da certificação CFA reconhecem e valorizam o relacionamento com esses profissionais, que são altamente qualificados e agregam valor a qualquer discussão sobre carteiras de investimento.